Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Economia
>
Manobra
GM tenta aprovar flexibilização sem passar por assembleia

Segundo sindicato, questões que já estão definidas em acordo coletivo de 2017 não serão alteradas

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
24/01/2019 | 16:48
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Mesmo sem ter passado pela votação em assembleia, a GM (General Motors) tentou aprovar itens da pauta de flexibilização de direitos na segunda reunião entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano e a montadora. O encontro, realizado nesta quinta-feira (24), durou pouco mais de meia hora.

O presidente da entidade, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, afirmou que questões já definidas em acordo coletivo de 2017, com validade até 2020, não serão alteradas. Entre elas, está o piso salarial reduzido em 20% - atualmente é de R$ 1.840 - e o adicional noturno, que já passou a ser 20%.

“Eu não sabia, mas eles já queriam que falássemos sobre os acertos da pauta hoje, mas fui inflexível de que isso deve ser passado pelos trabalhadores”, disse Cidão. A próxima reunião com a montadora é na próxima terça-feira (29).

A apresentação da pauta com 22 itens em assembleia acontece na segunda-feira (28), a partir das 6h. Até lá, o sindicato mantém o sigilo do conteúdo. Em São José dos Campos, foram apresentadas 28 mudanças.

A montadora norte-americana atualmente negocia com o poder público, concessionárias, sindicatos e fornecedores sobre a possibilidade de futuros investimentos nas plantas de São Caetano e São José dos Campos. Declarações da presidente global Mary Barra e comunicado assinado pelo presidente do Mercosul, Carlos Zarlenga, sinalizaram a possibilidade de retirada das operações na América Latina.

Questionada, a GM não se manifestou sobre o conteúdo da reunião ou sobre os itens da pauta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.