Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Esportes
>
Vai começar
Equipes da região iniciam disputa por vagas na elite estadual

Água Santa estreia na A-2 diante do Sertãozinho, enquanto o Santo André desafia o Rio Claro

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
19/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Vai começar a luta por duas vagas na elite do Campeonato Paulista. Água Santa, Santo André e São Bernardo FC são as equipes do Grande ABC envolvidas na disputa da Série A-2 e chegam para a estreia cercadas de expectativas e confiantes que podem brigar para ficar entre os oito primeiros colocados e, desta forma, avançar às quartas de final. Essa, aliás, é a principal novidade no regulamento, já que até 2018 apenas os quatro melhores seguiam na competição, que vai rebaixar os dois últimos para a Série A-3.

O primeiro a entrar em campo será o Água Santa, que abre a competição às 16h, contra o Sertãozinho, no Estádio do Inamar. Depois de se salvar do rebaixamento nas últimas rodadas em 2018, o Netuno espera não repetir os erros e confia no comando do técnico Márcio Ribeiro, responsável por levar o time da Segundona (equivalente à Quarta Divisão) à elite.

O elenco foi montado com atletas experientes, como o lateral-esquerdo Bruno Recife e o goleiro Paes, ambos ex-São Caetano, e o meia Celsinho, que estava no São Bento. Outro destaque é o atacante Alvinho, vice-artilheiro da Série A-2 de 2018 com nove gols e integrante da seleção do torneio quando atuou pelo São Bernardo FC. No total, o Água Santa contratou 15 jogadores.

O técnico Márcio Ribeiro garante que o clube aprendeu com os erros de 2018. “Só nome não ganha jogo, participei da montagem do elenco e escolhemos jogadores que conhecem a divisão. Nossos primeiros jogos vão desenhar como será o torneio”, projetou ele, que terá cinco desfalques por lesão: o goleiro Rafael Pitanga, o zagueiro Rodrigo Sam, o volante Somália, o meia Erick e o atacante Yuri Mamute.

Outro time da região que entra em campo hoje é o Santo André, que inclusive vai estrear uniforme. O desafio será diante do Rio Claro, no Interior, a partir das 17h.

Rebaixado no Paulistão de 2018, o time tenta reencontrar o rumo e se virar com um dos menores orçamentos da competição. Foram contratados 16 jogadores, entre eles os experientes Anselmo (atacante), Cristian (meia) e Diogo Macedo (meia-atacante).

O comando será do técnico Fernando Marchiori, que foi crucial na escolha do elenco. “Diante do nosso orçamento montamos o time. Priorizamos atletas que conhecíamos, que eu já tinha trabalhado para facilitar o entrosamento e o entendimento do sistema. A competição será muito difícil, com times investindo pesado e nossa primeira meta é classificar entre os oito”, comentou o treinador, que não terá Cristian, com facite plantar, na estreia.

SÃO BERNARDO FC
Parceria de última hora elevou o status do Tigre. Em 20 de dezembro, o clube fechou acordo com a Elenko Sports, que trouxe 13 dos 16 reforços, resgatou o técnico Wilson Júnior e pôs o Aurinegro entre os favoritos a título e acesso.

“Nosso objetivo é terminar entre os oito primeiros, passar pelos mata-matas e subir à Primeira Divisão. Time está mais forte. Antes a gente ia brigar do meio da tabela para cima. Agora, ao lado do XV (de Piracicaba) temos o elenco mais forte”, disse o executivo de futebol Edgard Montemor Filho.

A estreia será amanhã, às 16h, contra a Portuguesa, no Canindé, na Capital. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.