Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Turismo
>
Alemanha
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
Paulo Basso Jr.
Do Rota de Férias
22/12/2023 | 09:55
Compartilhar notícia


Ainda cercada pelos muros que a delimitavam na Idade Média, uma pequena e charmosa cidade da Bavária, na Alemanha, usou as tragédias e comédias da história para construir sua fama turística. Por isso, quem vai até lá hoje encontra muito o que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber.

Quis o destino que o local enriquecesse consideravelmente como entreposto comercial até a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), quando foi assolado pela disputa entre católicos e protestantes que dominou boa parte da Europa.

A miséria nos anos seguintes foi tão grande que a cidade, ao contrário das vizinhas, não conseguiu se livrar do muro medieval – à época, ninguém podia imaginar que, no futuro, a construção atrairia milhares de visitantes anualmente, impulsionaria o turismo e tornaria o lugar, novamente, rico.

Hoje, parece que todo dia é dia de Natal em Rothenburg-ob-der-Tauber. Encravado na intersecção de duas travessias cênicas do país, a Rota Romântica e a Rota dos Castelos, esse pequeno e charmoso lugar de nome estranho (ob-der-Tauber significa sobre o Tauber, rio que margeia a cidade, fincada em uma colina) tem as fachadas do centro histórico ornamentadas não só em dezembro, mas em todas as épocas do ano.

O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber 

Shutterstock.com
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
Cidade murada de Rothenburg-ob-der-Tauber

Seja durante o período do advento, seja em qualquer outra época do ano, há muito o que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber, na Alemanha.

Embora boa parte dos enfeites de Natal funcione apenas como placas indicativas de hotéis ou restaurantes, seus desenhos são tão lúdicos que criam uma espécie de atmosfera de espera permanentemente do Papai Noel, o que dá à região à fama de “cidade de Natal”.

O cenário se completa com consecutivas e simpáticas vitrines iluminadas de lojas temáticas, que podem ser de ursos de pelúcia (inclusive que soltam bolhas de sabão sobre os turistas), brinquedos, cristais, vinhos, porcelanas e até mesmo de um doce típico com o sugestivo nome de bola de neve (schneeballen, em alemão).

Trata-se de uma espécie de biscoito redondo com diversos tipos de cobertura, como chocolate, morango e coco, vendido tanto no inverno quanto no verão europeu.

Uma vez em Rothenburg-ob-der-Tauber, vale a pena saborear toda essa atmosfera ao visitar as seguintes atrações:

  1. Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf
  2. German Christmas Museum
  3. Ratstrinkstube
  4. Marktplatz e arredores
  5. Plöenlein
  6. Museus de Rothenburg
  7. Tour noturno

Neste post, vou detalhar um pouquinho de cada uma delas.

Veja avaliações e preços de hotéis em Rothenburg-ob-der-Tauber.

Onde fica Rothenburg-ob-der-Tauber

Rothenburg-ob-der-Tauber fica na Bavária, a cerca de três horas de carro de Munique. Para quem vem do norte, a cidade está a apenas duas horas de carro de Frankfurt, onde chegam voos diretos do Brasil.

O destino faz parte da Rota Romântica, que inclui ainda locais como Füssen, onde fica o famoso Castelo de Neuschwanstein, que teria inspirado Walt Disney a erguer o Castelo da Cinderela, na Disney World. Ali perto estão Würzburg e Nuremberg.

Como chegar a Rothenburg-ob-der-Tauber

O melhor jeito de chegar a Rothenburg-ob-der-Tauber é voar desde o Brasil para Frankfurt e, de lá, seguir de trem ou carro alugado (compare aqui os valores das locadoras que oferecem veículos na região).

Para pesquisar as passagens aéreas do Brasil para a Alemanha, minha dica é usar uma plataforma como a Vai de Promo.

Trata-se de um metabuscador que compara os preços de diversas companhias ao mesmo tempo e exibe na tela as melhores opções. De quebra, ele permite o pagamento em até dez vezes sem juros e entrega o localizador na hora que a compra é aprovada, com as datas marcadas, tudo certinho. Eu uso bastante e recomendo.

7 atrações em Rothenburg-ob-der-Tauber

Veja os pontos turísticos de Rothenburg-ob-der-Tauber que não podem ficar de fora do seu roteiro pela charmosa cidade alemã:

1 – Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf

O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
A loja e museu de Natal Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf

Nenhuma vitrine de Rothenburg-ob-der-Tauber atrai mais visitantes que a da Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf (também conhecida, ufa, como Vila Natalina), loja-labirinto onde se pode encontrar tudo que se imagina de Natal, confeccionado nos mais variados materiais.

Há Papais Noéis, bolas de árvores, trenós, presépios, pinhas, estrelas cadentes e guirlandas de madeira, cristal, porcelana, tecido, palha, alumínio, pelúcia…

A loja parece não ter fim, e abriga uma pequena vila cenográfica forrada de pinheiros, pisca-piscas e bonecos com movimentos, que fazem todo mundo entrar no clima do “ho-ho-ho” em dezembro, abril, outubro ou qualquer outro mês.

2 – German Christmas Museum

O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
German Christmas Museum

O espírito da festa cristã também paira o ano inteiro no German Christmas Museum, localizado no interior da Vila Natalina.

Ali, é possível ver como as mais variadas lendas natalinas foram criadas (boa parte delas na própria Alemanha) e se espalharam pelo mundo. Há ainda uma coleção de árvores e enfeites antigos e modernos, que pertenceram a famílias tradicionais da região.

3 – Ratstrinkstube

Reza a lenda que Rothenburg-ob-der-Tauber só não foi completamente destruída na Guerra dos Trinta Anos graças ao feito de um líder político, que aceitou o desafio do general católico Tilly e entornou, de uma só vez, três litros e um quarto de vinho em troca de clemência.

Por isso, quem visita a cidade pode ver todos os dias, a cada hora cheia entre 11h e 15h, e 20h e 22h, um boneco sair de uma janela virar uma grande taça de vinho na torre da Ratstrinkstube, antiga Câmara dos Vereadores e taverna (que funcionava no subsolo).

4 – Marktplatz e arredores

Shutterstock.com
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
Vista desde a Torre da Prefeitura, na Marktplatz

O prédio do Ratstrinkstube, que hoje funciona como centro de apoio turístico, fica no centro da Marktplatz, onde fica também a Torre da Prefeitura. Uma longa escadaria leva até o alto dela, de onde se tem uma bela vista da cidade.

Dali é fácil caminhar até os principais pontos turísticos de Rothenburg-ob-der-Tauber. Entre eles, destacam-se:

  • A igreja St Jacob’s. onde está o belíssimo altar de madeira “Heilig Blut Altar”, de Tilman Riemenschneider.
  • A fonte St. George’s.
  • Os muros e portões medievais que ainda cercam o centro histórico.
  • OJardim do Castelo, que marca o lugar anteriormente ocupado por um castelo, destruído em 1356 por um terremoto, e de onde se observa uma bucólica ponte chamada Doppelbrücke (Ponte Dupla), no vale que cerca a cidade.

5 – Plöenlein

Shutterstock.com
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
A esquina mais famosa da Alemanha fica em Rothenburg-ob-der-Tauber

No trajeto pelas ruas estreitas cercadas por casinhas com janelas e sacadas por onde escorrem trepadeiras e uma série de flores coloridas é possível identificar a Plöenlein, (bifurcação da Schmiedgasse, que se transforma nas ruas Spitalgasse e Mühlacker).

Trata-se da esquina mais fotogênica de Rothenburg-ob-der-Tauber, com uma casinha medieval típica e torres ao fundo. Você provavelmente já a viu em fotos que retratam as maravilhas da Rota Romântica na Alemanha.

6 – Museus de Rothenburg

Há alguns museus que valem a visita na cidade, como o do Crime Medieval (Burggasse 3-5, no prédio de um antigo convento), com documentos históricos e horrorosos instrumentos de tortura.

7 – Tour noturno

Shutterstock.com
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
Tour noturno em Rothenburg-ob-der-Tauber

Em algumas épocas do ano é possível fazer o tour Nightwatchman. Trata-se de uma caminhada noturna liderada por um homem autointitulado como o “último dos guardiões medievais” da cidade, que veste um capuz preto, anda com uma lamparina e fala (em inglês) em tom de mistério.

O que parece um programa tedioso se transforma em uma incrível imersão teatral por histórias da Idade Média narradas em meio a ruas estreitas e escuras, onde aquilo tudo realmente aconteceu.

Onde comer em Rothenburg-ob-der-Tauber

Os melhores restaurantes que eu fui em Rothenburg-ob-der-Tauber serviam pratos típicos da Bavária, como salsichas, joelhos de porco e schnitzel. Não deixe também de provar os queijos, que são ótimos, sem contar as cervejas, é claro.

Os endereços que vale a pena ir durante uma visita à cidade são:

Restaurant Alter Keller

Com paredes de madeira e um ambiente bem acolhedor, serve ótimos cortes de carne de porco e também de boi, sem contar as saladas.

Romantik Hotel Markusturm

Situado no hotel de mesmo nome, este restaurante é mais um com menu alemão que vale a visita na cidade. As sobremesas por lá são grandes e muito boas.

Gasthof Butz

Mais uma dica de comida alemã que vale a visita. Os pratos são bem servidos e vêm em louças típicas do país, algumas delas bem bonitas.

 Zur Höll – Mittelalterliche Trinkstube

Fica um pouquinho mais afastado das ruas do centro, mas tem ambiente simpático e ótimos pratos alemães. O atendimento, ao menos quando fui, era muito bom.

Restaurant Michelangelo

Se comida alemã já deu para você passe no Restaurant Michelangelo. Nesta casa italiana, quem manda são as massas.

Onde ficar em Rothenburg-ob-der-Tauber

Rothenburg-ob-der-Tauber é uma cidade pequena, mas quanto mais perto da Marktplatz você puder se hospedar, melhor. Assim, você poderá visitar as principais atrações da cidade a pé. De quebra, ali tem muitos restaurantes e lojinhas para todos os gostos.

Vou deixar aqui três dicas de hotéis na cidade:

Hotel Reichs-Küchenmeister

Reprodução
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
Hotel Reichs-Küchenmeister

Fica em uma edificação charmosa do centro histórico e tem ótima avaliação dos hóspedes.

Veja preços e avaliações

Romantik Hotel Markusturm

Reprodução
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
Romantik Hotel Markusturm

Com quartos amplos com piso de madeira, é mais uma opção para ficar no centro de Rothenburg-ob-der-Tauber.

Veja preços e avaliações

Gästehaus Alter Keller

Reprodução
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
Gästehaus Alter Keller

Um achado para quem deseja gastar menos e, ainda assim, ficar bem localizado. As acomodações são simples, mas o hotel é bem charmoso.

Veja preços e avaliações

O que você precisa saber antes de ir a Rothenburg-ob-der-Tauber

Shutterstock.com
O que fazer em Rothenburg-ob-der-Tauber – 7 atrações e dicas
O charmoso centro de Rothenburg-ob-der-Tauber, na Rota Romântica

Quando planejo minhas viagens para a Alemanha e outros destinos da Europa, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.