Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Setecidades
>
Achados e Perdidos
Na região, só 1,34% dos documentos perdidos entregues aos Correios são devolvidos

Apesar de ter mais de 30 anos, serviço ainda é desconhecido por grande parcela da população

Caroline Garcia
Do dgabc.com.br
14/01/2019 | 11:41
Compartilhar notícia
Caroline Garcia/DGABC


Perder um documento nunca é algo agradável. Por mais que haja certa facilidade para a emissão da segunda via, há sempre uma dor de cabeça para conseguir recuperar, por exemplo, carteira de identidade, passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O que muita gente não sabe é que os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos para documentos pessoais.

Apesar de já ser antigo – tem mais de 30 anos –, o serviço é desconhecido por uma grande parcela da população. Prova disso é a pouca adesão. De acordo com os Correios, em todo o Brasil mais de 20 mil documentos perdidos são disponibilizados por mês para a entrega, mas somente 3% são procurados e devolvidos aos proprietários.

No Grande ABC, os números são ainda mais desiguais. Em 2018, 3.942 documentos foram entregues em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema e somente 53 foram devolvidos, o que corresponde a 1,34%.

“Apesar de chegar alguns documentos, o índice de procura é muito baixo. Além do final do ano, época de grandes aglomerados, como Carnaval e Virada Cultural, são as temporadas que mais temos entradas. Só que muita gente não procura os Correios antes de tirar uma segunda via”, explica Marcos Venício Barbosa da Costa, superintendente estadual de operações de SPM (São Paulo Metropolitana).

Quem encontrar algum documento perdido pode entregar pessoalmente nas agências ou depositar ainda nas caixas de coletas espalhadas pelas ruas. “O documento é cadastrado no sistema, vai também para a internet para que possa ser feita uma consulta online, recebe um envelope com numeração e é guardado por 60 dias. Após esse período, é devolvido para o órgão emissor”, diz Costa.

Para a retirada, é necessário pagar uma taxa de R$ 5,70, que é o custo da manutenção. Caso o documento tenha sido localizado em uma agência de outro Estado, é possível fazer uma solicitação para que seja encaminhado para a unidade mais próxima. A consulta online pode ser feita aqui.

Lembrando que a estatal só acondiciona documentos oficiais, ou seja, aqueles que são emitidos por órgãos públicos. Cartão de banco, por exemplo, não se encaixa no perfil.


  • Achados e perdidos - 2018
  cadastrados entregues
Santo André 1039 33
São Bernardo 1741 4
São Caetano 623 8
Diadema 539 8






  • Achados e perdidos - 2017
  cadastrados entregues
Santo André 1155 16
São Bernardo 963 6
São Caetano 855 14
Diadema 753 7



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.