Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Baixa conta muitas histórias do país
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
21/02/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


A baixa zona de Lisboa, conhecida como Baixa Pombalina, foi totalmente reconstruída após o terremoto que destruiu a cidade em 1755. Como a região é repleta de ladeiras, elevadores unem o bairro aos vizinhos. A Baixa é ligada ao Largo do Carmo pelo elevador de Santa Justa, de 45 metros de altura e um viaduto metálico de 25 metros, que oferece uma bela vista da área.

Centro comercial da região, com bancos e lojas, a Rua Augusta vai do Terreiro do Paço à Praça do Rossio. Na praça, o calçamento é preto-e-branco em ondas, o que lembra muito o calçadão mais famoso do mundo – o da praia de Copacabana. Os mosaicos colocados no Rio foram trazidos de Portugal em 1906.

A Praça do Rossio foi o local onde 6.000 soldados franceses desfilaram após a tomada da capital portuguesa em 1807. Acima do Rossio fica a Avenida da Liberdade, onde estão várias lojas. Após cerca de seis quadras é possível ver a Praça Marquês de Pombal, homenagem ao líder que reergueu Lisboa após a catástrofe de 1755. No Terreiro do Paço, ficava o palácio da Família Real antes do terremoto, que o destruiu completamente.

Próximo ao local fica o Largo do Carmo, onde se encontra o Convento, também derrubado no terremoto, e a Igreja do Carmo. Lá, no Museu Arqueológico, é possível ver peças pré-históricas, romanas, medievais, manuelinas, renascentistas e barrocas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.