Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Questão de Emprego
>
Questão de emprego
Férias
Maria Sartori
gerente sênior da empresa de recrutamento Robert Half Robert Half
25/12/2018 | 07:07
Compartilhar notícia


Dezembro é o período em que algumas empresas aproveitam para conceder férias coletivas aos profissionais. Em outras, os colaboradores se organizam por meio de escala, assim, enquanto uns descansam próximo ao Natal, outros usufruem da folga na virada do ano. Há ainda aqueles profissionais que aproveitam para já programar as próprias férias. Independentemente de qual seja o seu caso, programe sua ausência para não prejudicar os negócios da empresa. Aqui vão cinco orientações:

1 – Avise a equipe sobre seu período de ausência – assim que seu período de folga for definido, avise o seu time e aqueles que dependem do seu trabalho, ainda que indiretamente. Caso sua ausência vá conflitar com algum projeto importante da companhia, defina com o grupo quais atividades desta ação ficarão sob a sua responsabilidade até a data da sua saída. Defina quem irá responder por você durante o seu período de ausência.

2 – Organize as informações que possui – hoje, com o avanço da tecnologia, muitas empresas têm os documentos organizados em ambiente virtual. Verifique se os de sua responsabilidade estão nomeados corretamente e arquivados em pastas adequadas, de maneira que outros profissionais consigam localizar dados facilmente, caso precisem.

3 – Faça uma reunião pré-ausência – um dia antes de se ausentar, deixe seu grupo, par ou chefe ciente do status das atividades que vinha executando. Delegue ações importantes ou o que estiver em andamento.

4 – Ative o aviso de e-mail – é muito desagradável enviar e-mails para alguém, não receber retorno nem satisfação do que está acontecendo. A sensação é de descaso. Então, não deixe de ativar o seu aviso de ausência. Nele, além do seu período de afastamento, devem estar informados nome, e-mail e telefone de quem irá te substituir no período.

5 – Divirta-se – confie na equipe ou pessoa que está te substituindo, desligue-se do trabalho e aproveite o período de descanso. Em geral, o profissional que usufrui do período de folga com qualidade volta para a empresa mais produtivo e criativo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.