Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Cultura & Lazer
>
Literatura
Amor traduzido em poesias

Giselle Maria lança, no domingo, seu primeiro livro de poesias

Tauana Marin
14/12/2018 | 07:52
Compartilhar notícia
Divulgação


Conhecida na região por dominar os palcos com sua voz entoando clássicos do jazz, samba, chorinho e bossa nova, Giselle Maria, 37 anos, se prepara para concretizar outro sonho, o lançamento de seu primeiro livro, Trovas De Amor Para Corações Modernos (Editora Fractal, 60 páginas, R$ 40), neste domingo, às 19h, no Gambalaia Espaço de Artes e Convivência, em Santo André.

A obra, voltada aos poemas construídos pela compositora e intérprete desde 2012, reúne cerca de 50 textos. O prefácio e a apresentação do livro são feitos por poetas conhecidos da região, Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini, respectivamente. “Escrevo desde os 16 anos. Tenho como inspiração o amor, sou a verdadeira romântica, credora do amor. Porque, o amor existe, independente do tempo, se dura um segundo ou uma vida. Ele é realidade. É importante falar desse tema diante da época líquida em que vivemos. É preciso mergulhar nessa água mais profunda”, conta a também professora de canto e terapeuta holística.

Dos poemas reunidos no livro, 11 são ilustrados com partituras, musicados com a ajuda do violonista Adriano Ribeiro. “Os leitores poderão compor a melodia sob os campos harmônicos da escrita”, explica.

Nascida em Caraguatatuba, no Litoral, e radicada há 14 anos em Santo André, Giselle Maria conta que recorre aos elementos da natureza para fazer as analogias nos poemas. “Meu universo onírico está presente em minhas escritas. Nasci no Litoral, então, extraio esse meu contato com elementos naturais, como a água, as nuvens, mata e flores, tudo para falar desse amor platônico, dos sonhos e projeções. Os poemas viajam pelo real e a fantasia, amarrados na mesma linguagem.”

O fato de publicar seu livro pela Editora Fractal, da região, é uma honra. “A editora oferece apoio aos artistas do Grande ABC. Além disso, desde que me mudei para cá (Santo André), cresci muito como artista porque acredito que a região traz consigo forte movimento cultural, é um rico polo.” Além da carreira musical, em 2019, Giselle Maria estará em processo criativo para novas publicações. “Gosto tanto de escrever que tenho mais três livros prontos para serem comercializados.”

Para o lançamento da obra no domingo, Giselle Maria adianta que a artista plástica Denise Zinetti Bitencourt criou aquarelas que serão projetadas em seu corpo enquanto recita poemas que compõem o livro, além da presença do músico Adriano Ribeiro. “Será um lançamento com intervenção poética, musical e visual. Meu público será atingido, desta vez, pela palavra falada e não cantada. Quero ser conhecida como cantora, mas, também, como poetisa.”

Literatura – Trovas De Amor Para Corações Modernos. Gambalaia Espaço de Artes e Convivência (Rua das Monções, 1.018), em Santo André, no domingo (16), às 19h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.