Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Setecidades
>
No Eldorado
Diadema projeta obra viária em área de manancial

Projeto não passou por avaliação do Conselho de Defesa do Meio Ambiente do município

Por Aline Melo
do Diário do Grande ABC
18/11/2018 | 07:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de Diadema protocolou projeto na Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) solicitando autorização para obra viária próximo ao Parque Ecológico do Eldorado. O local é área de manancial e, por isso, além da autorização da empresa estadual, a administração municipal precisa de licença da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e aval do Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente). Sem terem sido consultados, integrantes do colegiado temem que haja intervenções irregulares e prejudiciais ao meio ambiente.

A Emae confirmou que foi protocolado ofício a respeito do projeto viário no bairro de Eldorado. “Sobre o assunto, estão sendo realizadas as análises técnicas necessárias para que possa ser formalizada resposta ao município”, informou em nota. A empresa não detalhou qual seria a obra. “A avaliação de expedientes dessa natureza envolve várias etapas pelas áreas técnicas da empresa. A Emae reitera que o assunto já está tramitando, cumprindo as etapas necessárias”, completou a nota.

A equipe do Diário apurou que trata-se da construção de rotatória entre a Estrada do Alvarenga e a Avenida Nossa senhora dos Navegantes, ao lado do parque. “Nosso temor é que o conselho só seja acionado quando as intervenções já tiverem começado, a exemplo da reforma da Praça Lauro Michels (no Centro)”, explicou o conselheiro e representante do MDV (Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC) no Condema, o engenheiro Claudio Milz, 48 anos.

Para a população do local, entretanto, a intervenção é necessária. O jornaleiro João Aparecido, 52, afirmou que são comuns os acidentes no cruzamento. “Rotatória ou semáforo. Alguma coisa é necessária para organizar o trânsito”, defendeu. O taxista João Toledo, 67, confirmou que a Prefeitura promete a obra há anos, sem que seja definido prazo para sair do papel. “A ideia é até mudar o ponto de táxi de local, para ter mais espaço para a rotatória”, afirmou. Toledo vê as mudanças como positivas. “Já faz tempo que é necessária essa melhoria. Em horário de pico fica muito complicado.”

Advogado especialista em Direito Ambiental, Virgílio Alcides de Farias explicou que o Condema deve ser consultado durante o processo de obtenção de licença junto à Cetesb. A Prefeitura de Diadema foi questionada sobre os detalhes da obra, mas não retornou até o fechamento desta edição.

CASTELO BRANCO
A reforma da Praça Castelo Branco causou polêmica, pois prevê a descaracterização do espaço, patrimônio histórico do município, e a retirada de, ao menos, sete árvores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.