Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Setecidades
>
Diadema
Obra viária ameaça imagem de Nossa Senhora das Graças

Esculpida em 1949, estátua, no Jd.Ruyce, está no meio de projeto de corredor de ônibus

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
15/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Um dos mais importantes patrimônios culturais e históricos de Diadema, ponto turístico da cidade, a imagem de Nossa Senhora das Graças, no Jardim Ruyce, está ameaçada por projeto que prevê a construção de corredor de ônibus. Ao menos dois projetos executivos apresentados à administração do prefeito Lauro Michels (PV) defendem a remoção da santa, esculpida em 1949.

A equipe do Diário apurou que já foram apresentados ao menos três projetos executivos à Prefeitura, que recusou todos. Em ao menos dois deles, a proposta do Consórcio Projetista, vencedor da licitação, propunha a remoção da estátua, esculpida em 1949. Terceira proposta previa que fosse construída uma via de cada lado da imagem, deixando-a isolada em um canteiro central.

A construção de corredor de ônibus faz parte do pacote de intervenções previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, aprovado em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que chegou a anunciar a liberação de R$ 787 milhões para intervenções no viário na região, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

A assessoria de imprensa do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC confirmou ao Diário que o secretário de Obras de Diadema, José Marcelo Marques, e integrantes de sua equipe estiveram em 12 de novembro na sede do colegiado, para discutir os detalhes da intervenção. Na ocasião, os representantes da administração de Diadema informaram aos autores do projeto sobre a necessidade de revisão da proposta.

“Cabe alertar que a contratação é apenas para elaboração de projeto básico de engenharia, servindo de base para possível contratação de obra, caso o município consiga financiamento”, destacou o Consórcio, por meio de nota.

O comunicado lembra, ainda, que quando Diadema retirou-se do colegiado (em julho de 2017), o contrato já estava em andamento e as intervenções relativas ao município estavam quase concluídas. “Em função disso, para não comprometer o projeto regional, a participação do município neste contrato foi mantida, apesar de sua saída.”

DEFESA
Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, que fica em frente à praça onde está a estátua, o secretário Diego Francisco da Silva, 29 anos, confirmou que foi contatado por representante do Condepad (Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico, Documental, Artístico e Cultural de Diadema) e alertado sobre os projetos que vêm sendo debatidos. “Nos colocamos à disposição para enviar representante para reunião que será marcada e reiteramos que queremos que a imagem continue onde está”, afirmou.

A população do entorno da praça também é categórica na defesa da santa. “Sou evangélico, mas sei que os católicos vão ficar enfurecidos se for tirada. Tem que dar um jeito de fazer a obra, mas deixar aí”, afirmou o segurança José Braz, 39.

Católica, a promotora de vendas Maria das Neves Soares, 52, manifestou preocupação com a possibilidade de remoção da imagem. “É o símbolo do nosso bairro, não tem motivo que justifique ela sair daí”, declarou.

A Prefeitura de Diadema informou que a Secretaria de Serviços e Obras realiza estudo com duas alternativas para que a mudança tenha menor impacto na Praça.

A imagem de Nossa Senhora das Graças foi esculpida pelo escultor Camilo Donati. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.