Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Diabete está em ascensão entre as crianças
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
12/11/2010 | 07:34
Compartilhar notícia


Diabete juvenil, responsabilidade de adulto. O Dia Mundial do Diabetes lembrado em 14 de novembro mobiliza especialistas que alertam o crescimento do distúrbio metabólico em crianças, principalmente na faixa de 10 a 15 anos. A omissão dos pais que deixam de orientar os jovens sobre a importância de manter hábitos saudáveis de vida podem comprometer seriamente o futuro dos filhos. As consequências da inatividade aliadas aos malefícios da vida moderna colaboram com o surgimento de doenças vasculares cada vez mais cedo.

"O exemplo tem de vir de casa. Por não ter tido na infância, às vezes os pais fazem questão de dar um sorvete em tripla quantidade. É completa falta de conhecimento", explicou Luiz Granja, endocrinologista do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo), que prevê crescimento de 20% do tipo 2 da doença em crianças.

Atualmente, o tipo 1 corresponde a 10% dos diabéticos brasileiros, e 90% portadores do tipo 2. Entre as crianças, o tipo 1 é mais comum em 70%, sendo 30% portadoras do tipo 2. "Se os pais não tomarem cuidado com a saúde dos seus filhos, em 10 anos as crianças passarão a desenvolver o tipo mais grave em maior número", alertou o especialista.

Geralmente, a diabetes mellitus tipo 1 aparece ainda na infância, quando o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. Pessoas com este tipo de diabete precisam tomar doses de insulina diariamente para sobreviver. Já o tipo 2, geralmente ocorre na idade adulta, ocasionado pelo excesso de peso e má alimentação. Porém, a obesidade infantil tem induzido o aparecimento da doença deste tipo já na fase infantil. "Isso é gravíssimo porque a criança que poderia desenvolver a doença com 50 anos, agora manifesta aos 15", explica a Dra. Maria Ângela Zaccarelli, professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC.

ANÁLISE - Com o objetivo de orientar a população juvenil, uma pesquisa iniciada em 2007 pela FMABC estuda a incidência do diabetes em crianças. A estimativa é que o trabalho termine em 2011 e consiga examinar 10 mil crianças da rede de ensino estadual de Santo André, entre 11 e 17 anos.
Aproximadamente 6 mil já tiveram suas taxas de glicemia medidas e receberam orientações para adoção imediata de hábitos de vida saudáveis. Hoje, 12% das crianças brasileiras sofrem de obesidade. "Já vimos crianças com a taxa glicêmica em 235 sem saber. O objetivo é orientá-las para que mantenham o peso ideal sem desenvolver a doença, pois a tendência é permanecer", explica a especialista, que partilha as diretrizes do tratamento da doença em seu consultório sempre na presença dos pais.

COMEMORAÇÃO - O Dia Mundial do Diabetes é lembrado em mais de 150 países. A Prefeitura de Santo André, no Paço Municipal, ganhou cor e iluminação azul esta semana para apoiar ações da data, instituída em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) e Organização Mundial de Saúde.
Em 2007, a IDF lançou a ideia de iluminar de azul alguns monumentos de diversas cidades em todo mundo, que ficou conhecido como o Dia Azul. A iniciativa em Santo André partiu da Adiabc (Associação de Diabetes do ABC).

"A data é para lembrar que o indivíduo deve trabalhar sobre os fatores mutáveis. É preciso deixar o ócio de forma definitiva", alertou Dr. Granja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.