Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Diarinho
>
Fique informado
Notícias da semana - 29 de outubro a 4 de novembro
Do Diário do Grande ABC
04/11/2018 | 07:45
Compartilhar notícia
Agência Brasil


POLÍTICA

Futuro presidente começa a montar equipe de ministros

O recém-eleito presidente Jair Bolsonaro (PSL) iniciou a primeira semana após a eleição para iniciar a montagem do futuro time de ministros que terá ao lado durante seu governo. Essas figuras são responsáveis por comandar áreas específicas dentro do País, como Cultura, Defesa, Educação, Saúde e Trabalho. 

Atualmente, o Brasil conta com 29 Pastas. Um dos planos de governo de Bolsonaro é diminuir esse número, principalmente ao reunir alguns assuntos dentro de um mesmo local, podendo chegar a 15 ou 17 temas centrais. <EM>Segundo o político, os postos serão tomados por pessoas que sejam capacitadas especialmente para suas determinadas áreas. O objetivo é que os cargos não sejam colocados em negociação com outros partidos políticos por certos apoios em decisões futuras no Congresso Nacional.

A principal novidade foi o anúncio do juiz federal Sérgio Moro como novo ministro da Justiça. Ele ficou conhecido do grande público por comandar as investigações da Operação Lava Jato, com análises de diversos casos de corrupção e com mais de 200 prisões decretadas até agora – as análises ainda estão em andamento.

Bolsonaro e sua equipe assumem os cargos nacionais em 1º de janeiro, em Brasília. O mandato presidencial tem duração de quatro anos, com os ministros podendo ser mudados ao longo do período.

ESPORTES

Neymar responde por fraude em transação para o Barcelona

Neymar precisa responder judicialmente por supostas irregularidades de sua transferência do Santos ao Barcelona (Espanha), em 2013. Ele será julgado por fraude em torno dos valores de sua venda, anunciada no valor de 57,1 milhões de euros (R$ 240 milhões), mas que teria realmente custado 83,3 milhões de euros (R$ 350 milhões).

O grupo brasileiro DIS, ex-dono de parte dos direitos federativos do jogador, diz ter sido enganado no repasse de parte do dinheiro da transação. Tribunal espanhol com três juízes terá responsabilidade de avaliar o caso, com Neymar podendo ser condenado a até seis anos de prisão caso seja apontado como culpado.

ECONOMIA

Governo deseja aumento da produtividade da indústria

Com o objetivo de ‘aquecer’ a economia brasileira, o governo federal divulgou informações sobre o Programa Brasil Mais Produtivo. O projeto pretende melhorar a gestão e a otimização da produção nos processos dentro das fábricas, podendo firmar convênio ou parcerias para arrecadar dinheiro para melhorias em máquinas e para a administração dos trabalhos.

CIÊNCIAS

Nasa aposenta telescópio Kepler após nove anos 

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou o fim dos serviços do telescópio Kepler, após nove anos e meio de trabalho. Sua missão ajudou a descobrir, em 2017, sistema solar com oito planetas, além de 2.681 astros fora do nosso sistema. O aparelho ainda mostrou que quase metade das estrelas visíveis no céu poderia ser planetas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.