Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Imprensa americana aponta 'empate' no debate Cheney x Edwards
Do Diário OnLine
Com AFP
06/10/2004 | 09:02
Compartilhar notícia


A imprensa norte-americana não escolheu um ‘vencedor’ para o debate entre os candidatos a vice-presidente Dick Cheney e John Edwards, na terça-feira à noite, em Cleveland (Ohio). Nas duas pesquisas de opinião divulgadas logo após o debate, uma apontou vitória do vice de George W.Bush (43% contra 37% de Edwards) e outra indicou que o companheiro de chapa do democrata John Kerry se saiu melhor (53% contra 46% de Cheney).

Entre as primeiras reações, o jornal 'USA Today' insistiu em destacar as "profundas divisões" entre Cheney, que defendeu vigorosamente a guerra comandada pelo governo de Geoorge W. Bush contra o Iraque, e Edwards, que classificou de "desastre" a situação do país".

Para o 'USA Today', "ao contrário do debate presidencial no qual John Kerry se manteve no ataque (contra Bush), Cheney tomou a ofensiva desde o começo no longo balanço do trabalho de Kerry no Senado. Edwards foi obrigado a defender em várias ocasiões o candidato democrata, reduzindo as oportunidades de criticar o presidente Bush."

Sem tomar posição, o 'Washington Post' e o 'New York Times' saudaram a seriedade do debate. "Se os famosos eleitores indecisos queriam um verdadeiro debate sobre posições e filosofias diferentes, foram atendidos na noite passada", destacou o jornal de Nova York. Para o 'Post', "se Cheney for considerado vencedor, poderia reduzir as lamentações que vieram após o desempenho de Bush na semana passada; se for Edwards (o vencedor), reforçará o impulso que John Kerry ganhou depois do primeiro debate."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.