Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Política
>
Até as 10h
TSE substituiu 912 urnas por problemas técnicos

No Estado de São Paulo foram trocados 339 equipamentos; no Grande ABC, votação segue tranquila

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
Com AE
28/10/2018 | 11:17
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada às 15h29

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que até as 11h50 deste domingo (28) foram substituídas 1.956 urnas em todo o País. O número equivale a 0,38% das mais de 454 mil espalhadas pelos 5.570 municípios brasileiros. Outras 46 ocorrências diversas foram apontadas nas seções eleitorais distribuídas pelo País, dentre elas a prisão de 35 pessoas.

Em todas as cidades do Grande ABC a votação segue tranquila. Na EE Dr. Generoso Alves da Siqueira, na Vila Pires, em Santo André, uma das urnas travou logo na abertura da votação. Depois de ser reiniciada três vezes, começou a funcionar. Mas voltou a apresentar problemas depois que nove eleitores haviam registrado o voto. Formou-se fila até que o equipamento fosse substituído, por volta das 9h.

Ainda em Santo André, eleitores da EE Manoel Grandini Casquel, no Jardim do Estádio, reclamaram que não estavam conseguindo computar o voto na seção número 135. O caso chegou a ser registrado em ata pelo representante do TRE-SP no colégio e o 3º DP (Distrito Policial), na Vila Pires, foi acionado. Mas foi constatado que as três eleitoras confundiram os números de candidatos ao governo e a presidência, tanto que na sequência outros eleitores usaram as mesas urnas sem nenhum problema.   

A presidente da missão de observadores da OEA (Organização de Estados Americanos) para as eleições brasileiras, Laura Chinchilla, disse há pouco que as votações neste segundo turno ocorrem dentro da normalidade e que não há nenhuma notícia sobre problemas em todo o País.

O Estado de São Paulo registrou em 446 urnas atrasos de até 10 minutos para o início das votações. Tiveram de ser substituídos 339 equipamentos por motivos variados - em cinco delas faltava o teclado. Em Sorocaba, no interior paulista, 10 urnas em um colégio de votação tiveram os cabos furtados, o que está sendo investigado.

Apesar desses incidentes, o presidente do TRE-SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, disse que a votação está transcorrendo com tranquilidade. "A biometria está funcionando bem e há poucas filas. Às vezes o procedimento de votação acaba demorando um pouco mais (do que seria com o uso do título eleitoral em papel), pelo ressecamento da digital do cidadão. Mas a fidedignidade dessa tecnologia é muito grande."

A apuração dos votos começa às 17h. No caso da eleição para governador, o tribunal acredita que até às 19h30 a apuração parcial já terá dado um cenário confiável de quem será o vencedor da disputa. (Com informações de Anderson Fattori e Demétrio Damiani)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.