Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
O fechamento político em 1946 e 1947
Por Ademir Médici
23/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O marechal Eurico Gaspar Dutra tomou posse em 31 de janeiro de 1946, eleito pela coligação PSD-PTB. O vice-presidente da República, Nereu de Oliveira Ramos, foi eleito indiretamente pela 4ª Assembleia Constituinte, que foi instalada em 2 de fevereiro de 1946 e integrada por 320 parlamentares: 177 do PSD, 87 da UDN, 24 do PTB, 15 do PCB e 17 de outros partidos.

Em 23 de março foram apresentadas denúncias contra o Partido Comunista Brasileiro. E pedida cassação de seu registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O PCB era acusado de ter caráter antidemocrático e de receber auxílio da União Soviética.

Em 1947, após ser eleito por uma coligação entre o PSP e o PCB, Adhemar de Barros foi empossado em 11 de março no governo do Estado de São Paulo. E em 7 de maio cancelou-se o registro eleitoral do PCB, com intervenção por ordem do Ministério do Trabalho em 14 sindicatos. A CGTB (Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil) foi fechada.

No Grande ABC, então formado por dois únicos municípios – Santo André e São Bernardo ‘do Campo’ – a política local começou a ser conhecida, nacionalmente, naquele ano de 1947.

AMANHÃ

- Armando Mazzo ganha. Mas não assume.

***


Ele aprendeu que é preciso ralar

As redes sociais trouxeram o advogado Daniel Tavares novamente para o aconchego da 20ª Turma da Faculdade de Direito de São Bernardo. “Estava alheio aos encontros anteriores e vou encontrar amigos que não vejo há 30 anos”, disse ele no depoimento prestado no programa Memória do DGABC TV – ao lado de outros seis colegas de classe. Assistam: www.dgabc.com.br .

Publicamos, a seguir, um resumo da fala de Daniel Tavares.

LEMBRANÇA
Vim de uma família onde meus pais não haviam feito faculdade. Fui o primeiro a fazer. Dei de cara com uma vida acadêmica totalmente diferente da minha. Alguns amigos mais velhos, que já vinham de outras faculdades, me abraçaram e me ajudaram a compreender o mundo acadêmico. Guardo-os em meu coração.

DOIS NOMES
Carmem Lúcia, colega de classe, também formada pela 20ª Turma. Pintora. Numa conversa com ela, Daniel descreveu uma menina bonita que admirava. Carmem retratou a menina. Uma pintura foi feita. Daniel conquistou o coração da jovem. Casaram-se. Vivem juntos. Têm dois filhos.

Um colega comia marmita dentro do ônibus. E dizia: “A gente tem que ralar para chegar lá”. Eu segui o exemplo. Por isso é sempre bom rever aqueles amigos que nos inspiraram e suaram com a gente.

UM ACONTECIMENTO
A gincana. A faculdade sempre teve uma visão diferenciada de trote. O trote já era social. Mantimentos eram arrecadados e distribuídos às famílias carentes. Numa gincana os estudantes levaram Eder Jofre à faculdade.

A FACULDADE
Ela trouxe um estilo de vida tão fundamental que até dentro da casa de Daniel a filha está cursando a Direito de São Bernardo e se forma este ano.

A 20ª Turma
A voz dos advogados fora dos autos
DGABC TV: www.dgabc.com.br

Quinta-feira em Memória: a comovente história de uma advogada que recebeu a maior prova de amizade da vida

Santos do Dia

- João de Capistrano
- Vero
- João Bondoso

Hoje

- Dia da Aviação Brasileira, do Viador e de Santos Dumont

Interação com Facebook

"O defunto eleitoral"

Atacado a traição por um quibe frito, Ermenegildo morreu.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 23 de outubro de 1988 e transcrita no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 23 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6891

Manchete – Governo poderá indexar preços e salários à OTN – Obrigações do Tesouro Nacional
Política – Primeiras-damas, da ascensão social à militância: Mirian Daniel, Lea Costa, Lourdes Amazonas, Eda Demarchi, Cecília D’Agostini Russo, Avelina Tortorello...

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 23 de outubro:

- Em Goiás, Alvorada do Norte, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Santa Bárbara de Goiás e Santa Terezinha de Goiás
- Em Sergipe, Frei Paulo, Nossa Senhora das Dores e Tobias Barreto
- No Rio Grande do Sul, Independência e Victor Graeff.
- No Tocantins, Monte do Carmo, Paraíso do Tocantins, Paranã e Santa Fé do Araguaia
- Na Bahia, Nova Viçosa

Fonte: IBGE
 

Em 23 de outubro de...

1918 – Notificados no Grande ABC 21 casos de gripe espanhola, todos benignos.
Em São Caetano, as primeiras pessoas atacadas foram praças do destacamento policial.
Milhares de boletins de alerta para a moléstia têm sido distribuídos.
Três médicos atuam diretamente nos casos: Nuno Guerner (delegado de Saúde pública), José Flaquer e Francisco Perrone.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: os aliados não esmorecem, na sua investida, em toda a frente de batalha.
1943 – Inaugurada em Mauá a fabrica de Porcelana Real, posteriormente Schmidt.
1968 – São Bernardo inaugura o Posto de Puericultura Central Raquel Salles Mesquita de Oliveira, na Rua Joaquim Nabuco, onde funcionará provisoriamente o Pronto-Socorro de Adultos.
1973 – Supermercado atacadista Mackro inaugura as suas instalações no km 16,5 da Via Anchieta.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.