Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Eduardo Bolsonaro vê votos se multiplicarem
Raphael Rocha
19/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Deputado federal mais bem votado do País, Eduardo Bolsonaro (PSL) também estourou de votos no Grande ABC. O desempenho nas urnas fez dele a figura política com melhor performance na corrida à Câmara Federal na região, conquistando 111,5 mil votos nas sete cidades. Esse contingente possibilitaria a eleição de um quadro político da região, por exemplo. Mas os números que realmente assustam é quando se compara a votação dele deste ano com a de 2014. Há quatro anos, o filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) estava no PSC e se lançou ao Congresso. Recebeu 82,2 mil votos, obtendo sua cadeira. No Grande ABC foram exatos 5.858 votos. Ou seja, em quatro anos, Eduardo Bolsonaro viu sua votação na região saltar 22,4 vezes – ou 2.142%. Rio Grande da Serra foi a cidade onde Eduardo mais cresceu: teve 35 votos em 2014, agora foram 1.518 (43,4 vezes a mais). Curiosamente, todos esses dados surpreendem porque Eduardo Bolsonaro não fez campanha no Grande ABC e quase não se via placas ou apoiadores de sua candidatura.

BASTIDORES

Recado
Secretário de Esportes e vereador licenciado em Santo André, Marcelo Chehade (PSDB) saiu em própria defesa. Ao rebater a nota desta coluna, de que o prefeito Paulo Serra (PSDB) poderia unir as Pastas de Esportes e Cultura para oferecer a candidatos derrotados na eleição do dia 7, o tucano declarou “que tem feito bom trabalho na secretaria”. “Não ouvi comentário nesse sentido dentro da Prefeitura”, discorreu Chehade. “O eleitor deu recado que está cansado desse tipo de política, de dar prêmio de consolação a quem perde a eleição. O prefeito sabe disso e não vai fazer algo nesse sentido”, continuou o titular de Esportes. “Quem saiu candidato fez porque quis. Eu tive oportunidade de ser candidato a federal, dobrar com a Carla (Morando, PSDB), mas optei por continuar no governo, tocando os projetos. Se eu saísse (para ser candidato), seria cara de pau eu querer voltar na mesma secretaria.”

Reajuste de ônibus
A administração de Atila Jacomussi (PSB) discute a possibilidade de reajuste na tarifa de ônibus municipal em Mauá. O prefeito tem sido pressionado a aumentar o valor do bilhete. Embora o chefe do Executivo resista, há quem garanta que a majoração possa ser anunciada na primeira semana de janeiro.

Presença – 1
Deputado estadual eleito no dia 7, Thiago Auricchio (PR) compareceu a uma atividade promovida pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), na comunidade do Tamarutaca. No discurso, voltou a dizer que se colocará como deputado da cidade – até porque o município, pela primeira vez em sua história, não terá representante na Assembleia Legislativa.

Presença – 2
O mais engraçado foi o discurso da secretária de Educação de Santo André, Dinah Zekcer (PTB). Ex-vice-prefeita da cidade, ela saudou os presentes, mas esqueceu-se do nome de Thiago Auricchio (PR). Lembrando apenas do fato de Thiago ter conquistado cadeira na Assembleia, Dinah procurou o nome do republicano nos papéis, sem sucesso. Humildemente ela perguntou o nome de Thiago. “Ah é, o filho do prefeito de São Caetano (José Auricchio Júnior, PSDB)”, disse a petebista.

Visita
Eleito deputado federal no dia 7, Vinicius Poit (Novo) visitou na quarta-feira o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), para levar sua proposta de abaixo-assinado pelo fim do reajuste do salário dos deputados para a próxima legislatura. Poit, embora tenha título eleitoral na Capital, tem origens em São Bernardo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.