Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Homenagem
Veja a carta de Bill Gates a Paul Allen, fundador da Microsoft que morreu no início da semana

Pioneiro da indústria de tecnologia batalhava contra um câncer nos gânglios linfáticos

Maria Beatriz Vaccari
Do 33Giga
18/10/2018 | 10:48
Compartilhar notícia


Na última segunda-feira (15/10), Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, morreu aos 65 anos. O pioneiro da indústria de tecnologia estava na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Ele batalhava contra um câncer nos gânglios linfáticos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Bill Gates, que construiu o império da Microsoft ao lado de Allen, publicou uma carta em homenagem ao amigo e parceiro de negócios. Confira a tradução:

O que eu amei sobre Paul Allen

Paul Allen, um dos meus amigos mais antigos e meu primeiro parceiro de negócios, morreu ontem. Quero estender minhas condolências à sua irmã, Jody, sua família extensa e seus muitos amigos e colegas ao redor do mundo.

Eu conheci Paul quando eu estava na 7 ª série, e isso mudou minha vida.

Eu olhei para ele imediatamente. Ele estava dois anos à frente de mim na escola, muito alto e provou ser um gênio com computadores. (Mais tarde, ele também tinha uma barba muito legal, algo que eu nunca consegui fazer.) Começamos a sair juntos, especialmente quando o primeiro computador chegou à nossa escola. Passamos praticamente todo o nosso tempo livre brincando com qualquer computador que pudéssemos colocar em nossas mãos.

Paul previu que os computadores mudariam o mundo. Mesmo no ensino médio, antes que qualquer um de nós soubesse o que era um computador pessoal, ele previa que chips de computador ficariam super poderosos e acabariam dando origem a uma indústria totalmente nova. Essa percepção dele foi a base de tudo o que fizemos juntos.

Na verdade, a Microsoft nunca teria acontecido sem o Paul. Em dezembro de 1974, ele e eu estávamos morando na área de Boston – ele estava trabalhando e eu estava indo para a faculdade. Um dia ele veio insistindo para que eu corresse para uma banca de jornal próxima com ele. Quando chegamos, ele me mostrou a capa da edição de janeiro da Popular Electronics. Ele apresentava um novo computador chamado Altair 8800, que rodava em um novo e poderoso chip. Paul olhou para mim e disse: “Isso está acontecendo sem nós!”. Esse momento marcou o fim da minha carreira universitária e o início de nossa nova empresa, a Microsoft. Isso aconteceu por causa do Paul.

Como a primeira pessoa com quem fiz parceria, Paul estabeleceu um padrão que pouca gente poderia conhecer. Ele tinha uma mente abrangente e um talento especial para explicar assuntos complicados de uma maneira simples. Tive a sorte de conhecê-lo quando jovem, por isso, vi isso antes do resto do mundo. Quando adolescente, eu estava curioso sobre (de todas as coisas) a gasolina. O que “refinar” significa mesmo? Eu me voltei para a pessoa mais experiente que eu conhecia. Paul explicou isso de uma maneira super clara e interessante. Foi apenas uma das muitas conversas esclarecedoras que teríamos nas próximas décadas.

Paul era mais legal do que eu. Ele gostava muito de Jimi Hendrix na adolescência, e eu me lembro dele tocando “Are You Experienced?” para mim. Eu não tinha experiência de qualquer coisa naquela época, e Paul queria compartilhar essa música incrível comigo. Esse é o tipo de pessoa que ele era. Ele amava a vida e as pessoas ao seu redor, e isso era visível. 

O esporte era outra paixão que Paul gostava de compartilhar com seus amigos. Nos últimos anos ele me levaria para ver seu amado Portland Trail Blazers e pacientemente me ajudaria a entender tudo o que estava acontecendo na quadra.

Quando penso em Paul, lembro-me de um homem apaixonado que mantinha sua família e amigos queridos. Também me lembro de um brilhante tecnólogo e filantropo que queria realizar grandes coisas, e ele as fez.

Paul merecia mais tempo na vida. Ele teria aproveitado ao máximo. Vou sentir sua falta tremendamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.