Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Vereador de Diadema propõe acabar com venda de bebidas alcoólicas em postos
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
06/09/2005 | 08:01
Compartilhar notícia


O líder do governo na Câmara de Diadema, vereador Pastor Jair (PT), apresenta, na próxima quinta-feira, projeto de lei que propõe acabar com a venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina no município. De acordo com a proposta, o descumprimento da medida acarretaria em multa de mil UFDs (Unidades Fiscais de Diadema), o que corresponde a pouco mais de R$ 1,8 mil, ao proprietário do estabelecimento. A reincidência poderá resultar na cassação do alvará de funcionamento. As lojas de conveniência também estão incluídas na proposta.

Segundo o petista, a proibição seria uma das formas para que os índices de acidentes no município continuem a diminuir. "Hoje em dia o cidadão entra em um posto de gasolina e pode sair tranqüilamente com uma lata de cerveja. São esses motoristas que muitas vezes provocam grandes acidentes. É necessário que haja leis para coibir esse tipo de situação", diz o parlamentar. Mesmo assim, ainda não sabe dizer se o projeto terá o aval de todos os membros da Câmara. "Ainda não conversei com todos, mas acredito que o projeto será aprovado. Aqueles que forem a favor da vida, votarão favoráveis", diz Jair.

Pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em motoristas de Diadema durante o Carnaval deste ano detectou que 31 motoristas – cerca de 25% – em um universo de 124 pesquisados ingeriram algum tipo de bebida alcoólica. Desse total, 21 tinham ultrapassado o limite de álcool tolerado pelo Código de Trânsito Brasileiro, que é de 0,06 mililitros para cada litro de sangue. O estudo foi realizado com a utilização de um novo modelo de bafômetro. Acoplado a uma lanterna, o equipamento mediu o nível de embriaguez do motorista, sem a necessidade de obrigá-lo a soprar o equipamento, como ocorre com o tradicional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.