Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Segunda liminar pode embargar filial do Guggenheim no Rio
Do Diário OnLine
07/07/2003 | 14:06
Compartilhar notícia


Outra decisão judicial pode embargar a construção de uma filial do Museu Guggenheim no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, o juiz João Marcos Fantinato concedeu limina à ação popular impetrada pelo vereador Fernando Gusmão, suspendendo os pagamentos aos escritórios de arquitetura Jean Nouvel e de advocacia em Nova York.

No mês passado, uma liminar na Justiça impediu o pagamento dos royalties à Fundação, que detém a marca do museu no mundo inteiro. A liminar levou o prefeito César Maia a admitir a possibilidade de desistir do projeto, que era a principal alavanca para revitalizar a zona portuária do Rio.

A ação popular foi proposta pelo vereador Eliomar Coelho (PT), alegando irregularidades no contrato assinado com a Fundação Solomon Guggenheim e altos custos. A instituição receberia US$ 29,3 milhões pelo uso da marca e supervisão da obra.

Diante da situação, o diretor da Fundação Solomon Guggenheim, Thomas Krens, criticou a Prefeitura do Rio de Janeiro por causa da proibição judicial para a construção de uma filial do museu americano na cidade. Em entrevista ao site da BBC Brasil, ele disse que acredita que "a maneira como o processo evoluiu foi um pouco infeliz em função da falta de comunicação sobre o espírito do projeto e seus benefícios para o Rio de Janeiro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.