Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Testamos
Testamos: iOS 12 realmente melhora o desempenho da bateria em modelos antigos do iPhone e iPad?

Versão mais recente de sistema operacional foi liberado pela Apple na última segunda-feira (17)

Bianca Bellucci
Do 33Giga
24/09/2018 | 10:48
Compartilhar notícia


A Apple liberou a versão mais recente do seu sistema operacional na última segunda-feira (17). A maior novidade prometida pelo iOS 12 é a melhora no desempenho da bateria em modelos antigos do iPhone e iPad.

Em vez de deixar os usuários preocupados em atualizar um dispositivo e ver sua produtividade cair – basta lembrar da polêmica que a Apple arranjou ao admitir que reduz a velocidade de processamento dos iPhones lançados entre 2014 e 2016 –, a marca afirmou que, na verdade, os produtos terão um ganho no desempenho. Mais precisamente, será 40% mais rápido abrir um aplicativo.

Uma semana após o lançamento, já é possível fazer uma avaliação do iOS 12. E o veredito é não. Você não vai ver grandes mudanças no desempenho da bateria. Por outro lado, também não verá queda na produtividade.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Desempenho mais rápido com o iOS 12?

Os testes do 33Giga durante a semana foram realizados com um iPhone 6 de 64 GB. O smartphone lançado em 2014 é um dos alvos que a Apple pretendia atingir em relação ao desempenho. Os modelos iPhone SE, iPhone 5s e iPhone 6s, além dos lançamentos de iPad a partir de 2013, também constam na lista.

A atualização para o iOS 12 promete três melhorias no desempenho dos aparelhos. São elas: ser até 70% mais rápido para acessar a câmera, até 50% mais rápido para exibir o teclado, e até 2x mais rápido para abrir aplicativos sob atividade intensa. Na prática, entretanto, não há grandes mudanças.

O aplicativo do Instagram, por exemplo, já vem há um tempinho demorando para carregar em certos aparelhos da Apple. Após abrir, entretanto, tem um desempenho normal. Com o iOS 12, esse delay não teve melhoria. O app continua com o mesmo atraso na hora de iniciar.

Os desempenhos de teclado e câmera também permanecem iguais. Nada muito mais rápido do que o convencional.

O grande benefício é que, mesmo nada ficando mais rápido, também nada ficou mais lento. Os aparelhos antigos da Apple vão continuar com a mesma produtividade. Então, pode atualizar seu iPhone ou iPad sem aquele medo de ser obrigado a trocá-los devido à impossibilidade de uso.

Novidades mais interessantes

Deixando a bateria de lado, o iOS 12 trouxe, sim, novidades interessantes para os usuários da Apple. A mais útil – e que pode ser notada rapidamente após a atualização –, é o agrupamento de notificações. Isso significa que todos os avisos de um mesmo aplicativo aparecem reunidos em uma única notificação na tela inicial. Assim, é possível rapidamente ocultar tudo. E ainda vale para esconder o conteúdo de quem estiver tentando xeretar seu aparelho.

Outro recurso interessante é o “Tempo de Uso”. Com ele, é possível verificar quanto tempo você passa com o dispositivo. Tanto diariamente como semanalmente. Para encontrar a função basta ir até “Ajustes” e depois clicar em “Tempo de Uso”. Lá é possível também descobrir qual aplicativo mais usado, quantas vezes você desbloqueou o aparelho, e até restringir o uso de certos apps em determinados horários.

A última novidade que merece destaque são as opções de gerenciamento do “Não Perturbe”. Agora, dá para determinar que o aparelho bloqueie notificações e ligações em situações específicas. Por exemplo, uma reunião está marcada na sua agenda das 14h às 15h. Ao entrar no atalho do “Não Perturbe” na central da Apple, ele já sabe desse compromisso. Basta dar um clique e o aparelho ficará bloqueado. O recurso será desativado automaticamente no término.

Leia mais
Vai aproveitar o desconto para trocar a bateria do iPhone? Veja como realizar a substituição
Descubra quais aplicativos consomem mais bateria do iPhone
Cabos quebrados de iPhone podem ser substituídos de graça; saiba como

Fã de iPhone? Então, acompanhe a evolução do smartphone da Apple:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.