Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Crianças descobrem um tesouro na Praça Moraes Sarmento
Ademir Medici
15/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“A Praça Moraes Sarmento é um minúsculo parque distrital, utilizado principalmente por crianças e aposentados, comportando-se como “oásis” urbano no entremeio do compacto casario de São Caetano”.


Cf. definição de Nilton Jorge Vetorazzi, do Movimento em Defesa da Praça Moraes Sarmento, em texto datado de 20 de janeiro de 2013.

E que tesouro é esse do título da Memória de hoje? São as pinhas encontradas na Praça Moraes Sarmento sábado último, quando do evento “Literatura & Natureza”, promovido pela sociedade civil de São Caetano. 

Enquanto os adultos se reuniam, Henrique (2 anos) e Ana Helena (4 anos) percorreram a praça, colhendo as pinhas que rareiam no urbano das nossas cidades. 

Ou seja: a Praça Moraes Sarmento confirma o título de “oásis” numa cidade cheia de charme mas cada vez mais desprovida do verde que povoou o Núcleo Colonial de São Caetano, apesar do solo arenoso.

Estamos no bairro Cerâmica. Esta parte da Praça Moraes Sarmento teve acelerado o seu processo de urbanização no início da década de 1960. É quando suas ruas são denominadas. Casos das ruas Antônio de Andrade, um dos precursores da assistência social em São Caetano, e Maria Teixeira Mourão Maresti.

Reiteramos o que dissemos ontem: visitem a Praça Moraes Sarmento. O oásis do texto de Nilton Jorge. Um exemplo a ser seguido.

Diário há 30 anos

Domingo, 14 de agosto de 1988 - ano 31, edição 6831

Saúde – Estado decide investigar surto de meningite no Grande ABC.

São Bernardo – A Prefeitura legalizou o loteamento do Jardim Las Palmas, no Alvarenga. Aberto em 1954, começou a ser ocupado há quatro anos em área de proteção aos mananciais.

Em 15 de agosto de...

1893 – Nova turma de imigrantes chega a Santos e é enviada para a Estação de São Bernardo, hoje Santo André. A exemplo das famílias que chegaram na véspera, também estas pernoitaram nos telheiros das olarias da Companhia Industrial de São Bernardo, onde foram atendidas pelo intendente municipal, Luiz Pinto Flaquer Júnior, e pelo seu irmão, médico José Luiz Flaquer, que socorreu os doentes e distribuiu leite às crianças. Fonte: relatório do engenheiro Leandro Dupré.

1912 – Fundação do Corinthians de Santo André, dois anos depois da fundação do Corinthians Paulista.

1918 – Ecos de julho: O ministro da França, Paul Claudel, em visita a São Paulo, sobe do Guarujá, em direção à Capital. Veio de automóvel, pelo Caminho do Mar, em companhia do Dr. Paulo Prado, passando pelas Vilas de Rio Grande (hoje Riacho Grande) e São Bernardo.

Santo André realizou mais uma festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo. A promoção foi da colônia italiana local.

Um trem especial serviu aos visitantes, às 23h, partindo de Santo André com parada nas estações intermediárias, até São Paulo.

Hoje

Dia do Atleta de Santo André

Dia da Informática

Dia dos Solteiros

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 15 de agosto:

Em São Paulo, Jaú, Paraíso, Pedregulho, Pitangueiras, Pontalinda e Sorocaba, "a Manchester Paulista".

No Pará, Abaetuba

No Mato Grosso do Sul, Aquidauana

No Rio Janeiro, Bom Jesus do Itabapoana

Em Minas Gerais, Cabo Verde e Iguatama

Na Bahia, Ipirá

Em Santa Catarina, Ipirá

Em Santa Catarina, Peritiba

Em Goiás, São Patrício

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Assunção de Nossa Senhora. Esta data celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.

Tarcísio

Alípio de Tagaste

Por conta da padroeira Nossa Senhora Assunção, hoje também é feriado em Araras, Itápolis, Jundiaí, Lorena, Piedade, Porto Feliz, São Manuel, Socorro, Tietê e Tupi Paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.