Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Setecidades
>
Investigação
MP apura omissão do Paço de Diadema com relação a pancadões

Promotoria de Justiça abriu inquérito civil para investigar denúncia de eventos realizados no Núcleo 18 de Agosto, no bairro Taboão

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
11/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Facebook


 O MP (Ministério Público) de São Paulo abriu inquérito civil para apurar suposta omissão da Prefeitura de Diadema, chefiada pelo prefeito Lauro Michels (PV), frente a realização de pancadões no município. A ação atende denúncia feita por moradores da própria cidade, que relatam fechamento de ruas durante concentração de jovens em bailes funk.

Instaurado pela 2ª Promotoria de Justiça de Diadema, o inquérito investiga, em princípio, pancadão realizado aos sábados no Núcleo 18 de Agosto, na Rua Platina, situada no bairro Taboão. O caso, inclusive, foi denunciado pelo Diário no mês passado em reportagem sobre a Lei de Fechamento dos Bares.

Segundo moradores, em dias de pancadão, após às 20h, as vias da comunidade são fechadas por jovens, o que impede todos que residem na área de entrar ou sair de casa. “A maioria dos que vão lá não moram no bairro. Trata-se de lugar mais escondido e a Polícia Militar não passa na região, o que facilita as aglomerações”, conta um morador do bairro em condição de anonimato.

Na denúncia encaminhada para o MP, moradores relatam que o local concentra “tráfico de drogas e distribuição e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos”.

No momento, o MP aguarda manifestação da Prefeitura de Diadema sobre o caso. Procurada pelo Diário, a administração municipal não retornou aos contatos até o fechamento desta edição.

 

EM SANTO ANDRÉ

Moradores da Vila João Ramalho, em Santo André, também denunciaram nesta semana ao Diário realização de pancadões no bairro. A concentração de jovens ocorre aos sábados, próximo à Estrada do Pedroso. Os encontros são marcados via rede social (veja acima).

“Ninguém consegue ter sossego nesses dias. É um caos total. Já chegamos a ver meninas desacordadas na rua no domingo de manhã”, relata um morador do bairro que não quis se identificar.

A Prefeitura de Santo André afirma que, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, realizou no local oito operações integradas com a Polícia Militar. “A região passa por constante monitoramento e análise de índices criminais, por meio do Comitê Integrado de Segurança. O local será alvo de novas operações, que serão intensificadas na região”, explica em nota.

A Polícia Militar, por sua vez, esclarece que semanalmente são desencadeadas diversas ações de saturação e intensificação do policiamento em Diadema, com foco na fiscalização de veículos e pessoas em fundada suspeita, visando prevenir aglomeração e inibir eventos denominados “bailes funk” e “pancadão”.

Sobre o caso de Santo André, a corporação diz que há registros de ocorrências de perturbação do sossego, e que no decorrer deste ano ocorreram diversas operações em conjunto com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) da cidade.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.