Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tempo seco
Tempo seco gera fogo

Regiões no Hemisfério Norte do planeta sofrem com onda de incêndios no verão

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
12/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
J. Bartlett Team Rubicon/BLM para USFS/Fotos Públicas


O verão no Hemisfério Norte do planeta tem causado incêndios em diversas regiões. Cidades na Europa e nos Estados Unidos enfrentam a força do fogo causado por conta da alta temperatura capaz de tornar a biomassa (energia química produzida pelas plantas por meio da fotossíntese) mais inflamável do que o normal.

Tudo se complica por conta de período do ano, entre julho e agosto, conhecido como Calígula, nome escolhido como referência a famoso e cruel imperador romano para a destruição causada pelo fogo. A alta emissão de gases de efeito estufa motivada pela poluição faz com que a média de temperatura atual seja maior do que no passado – nem que seja apenas 1C°, o bastante para que o ambiente fique mais propício a perigosos incêndios. Detalhe para o alto calor que faz com que o solo perca água mais rapidamente e a energia do Sol aqueça o ar, ampliando a possibilidade da biomassa pegar fogo.

O período do verão no Hemisfério Norte segue até dia 31. No Brasil, a estação ocorre entre dezembro e março. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.