Diarinho

Tempo seco gera fogo


O verão no Hemisfério Norte do planeta tem causado incêndios em diversas regiões. Cidades na Europa e nos Estados Unidos enfrentam a força do fogo causado por conta da alta temperatura capaz de tornar a biomassa (energia química produzida pelas plantas por meio da fotossíntese) mais inflamável do que o normal.

Tudo se complica por conta de período do ano, entre julho e agosto, conhecido como Calígula, nome escolhido como referência a famoso e cruel imperador romano para a destruição causada pelo fogo. A alta emissão de gases de efeito estufa motivada pela poluição faz com que a média de temperatura atual seja maior do que no passado – nem que seja apenas 1C°, o bastante para que o ambiente fique mais propício a perigosos incêndios. Detalhe para o alto calor que faz com que o solo perca água mais rapidamente e a energia do Sol aqueça o ar, ampliando a possibilidade da biomassa pegar fogo.

O período do verão no Hemisfério Norte segue até dia 31. No Brasil, a estação ocorre entre dezembro e março. 

Comentários


Veja Também


Tempo seco gera fogo

O verão no Hemisfério Norte do planeta tem causado incêndios em diversas regiões. Cidades na Europa e nos Estados Unidos enfrentam a força do fogo causado por conta da alta temperatura capaz de tornar a biomassa (energia química produzida pelas plantas por meio da fotossíntese) mais inflamável do...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar