Defesa do Consumidor

Consumidor tem direito a pacote essencial gratuito em qualquer banco


Checar a conta corrente e perceber que o valor da tarifa bancária foi descontado nunca é uma surpresa agradável. O que muitos consumidores podem não saber, no entanto, é que essa taxa mensal não é obrigatória desde que sejam utilizados os serviços essenciais.

Todos os bancos são obrigados a oferecer o pacote essencial gratuito e há também outras quatro opções que são tarifadas e, nesse caso, são oferecidos número maior de movimentação.

De acordo com o Banco Central, dentro do serviço gratuito deverá haver, por mês, a realização de quatro saques, dez folhas de cheques, dois extratos impressos, duas transferências entre contas do mesmo banco e realização de consultas via internet ilimitadas.

Transações extras como transferências via TED, DOC ou saques em caixa 24h não estão inclusas nos serviços essenciais. Cabe ao consumidor analisar a movimentação bancária e optar pela tarifa que mais se adeque ao seu perfil. Lembrando que, de acordo com o Banco Central, o cancelamento de qualquer pacote de serviços pode ser efetuado a qualquer momento junto ao banco.

Leia Mais

Comentários


Veja Também


Voltar