Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024

Diarinho
>
Festa
Aniversário de um ícone dos videogames

Mario nasceu nos fliperamas há 35 anos e tornou-se figura reconhecida no mundo virtual

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
29/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Coletar moedas, derrotar os inimigos e vencer obstáculos. Os desafios citados fazem parte da rotina de Mario há 35 anos, recém-completados neste mês com o aniversário de lançamento de seu primeiro jogo. Atualmente reconhecido em todo o mundo como ícone do mercado de videogames, o personagem traçou caminho marcado por mudanças de mídias e consoles, com os fãs acompanhando (e jogando) toda essa jornada.

Ele foi criado pelo japonês Shigeru Miyamoto, designer e produtor de games da empresa Nintendo. A aventura de estreia ocorreu em Mario Bros. (1983), sucesso nos arcades, os fliperamas, ao colocar o protagonista e o irmão Luigi enfrentando criaturas saídas de canos do esgoto. É importante lembrar que sua participação inicial nos games ocorreu em 1981, como herói de Donkey Kong, mas ainda sem o nome com o qual ficou conhecido, sendo chamado apenas de Jumpman (homem que pula, em português). Características famosas como o macacão vermelho e o bigode já estavam lá e o ajudaram a chamar a atenção dos gamers.

O carisma de Mario ganhou força na medida em que os responsáveis construíram todo um universo ao seu redor, incluindo a presença do conselheiro Toad, a princesa Peach e os confrontos com o vilão Bowser. A jogabilidade fácil até os dias de hoje ajuda pessoas de todas as idades a aproveitarem tempo no comando do protagonista, capaz de expandir suas atuações para outras áreas, incluindo esportes. Os mais de 100 jogos onde aparece como figura principal já venderam cerca de 330 milhões de unidades.

Sua importância é tamanha que o papel de mascote da Nintendo criou tendência entre outras empresas, com o surgimento de Sonic, da Sega, por exemplo. Antes rivais na década de 1990, hoje eles até dividem a tela em certos títulos.

A mais recente aventura é Super Mario Odyssey, para o Nintendo Switch. Entre alterações de estilo, evolução de tecnologias e ampliação de mundos, a base da dinâmica do passado que envolve zaguear de armadilhas e desviar de obstáculos com a ajuda de pulos ainda serve de base para as ações. A essência de Mario não salta gerações.

Biografia oficial do herói diz que ele já não é mais encanador

A facilidade com que entra e sai pelos canos nas diversas fases sempre fez o público entender a profissão de Mario: encanador (profissional responsável pela manutenção de sistemas de encanamento usados para água e esgoto). Mas isso faz parte do passado. Segundo atualização no perfil oficial do personagem no site da Nintendo, em japonês, ele deixou de exercer a profissão há muito tempo e não conta com ocupação oficial no momento,

Criador de Mario, o game designer Shigeru Miyamoto já explicou que a época como encanador se mostrou interessante quando muitos dos jogos ocorriam no subterrâneo, principalmente as aventuras iniciais. Ele ainda afirmou que o protagonista mais famoso do mundo dos games atuou como carpinteiro (artesão que trabalha com madeira) antes de ganhar seu primeiro jogo.

Com a ajuda de itens especiais, também já apareceu como gato e super-herói, entre outras facetas.

Consultoria de Bruno Micali, redator e analista do site Voxel (www.voxel.com.br), portal especilizado em games.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.