Cultura & Lazer

Pró-Memória faz homenagem aos bairros


 Conhecer um pouco da história da cidade em que você mora é construir parte parte da sua trajetória também. Com essa ideia foi realizada pela Fundação Pró-Memória a exposição virtual de São Caetano e seus bairros, que está no ar no site www.fpm.org.br até o fim do mês. A mostra faz parte da comemoração do aniversário da cidade, que será no dia 28.

É nesta data em que se completam 141 anos desde que 28 famílias de imigrantes italianos originários da província de Treviso, no Vêneto, fizeram da cidade suas residências. Se estabeleceram, inicialmente, no atual bairro Fundação, nos arredores da Igreja São Caetano, na época, ainda uma capela.

Com a chegada de novos imigrantes, surgiram os estabelecimentos comerciais, indústrias e a população se expandiu gradualmente. Assim, começaram a formar as vilas, que podem ser vistas nos registros, como é o caso do bairro Cerâmica, em foto de 1950, e do bairro Santa Maria, com imagem da década seguinte. Outros pontos em destaque são o bairro Olímpico e o Largo Ermelino Matarazzo, em foto de 28 de julho de 1947.

As fotos fazem parte do acervo do Centro de Documentação Histórica da instituição, e reúne material que contempla 15 bairros da cidade. A divisão de São Caetano nessas áreas foi feita em 1968 por meio do decreto número 3.064.

Comentários


Veja Também


Pró-Memória faz homenagem aos bairros

 Conhecer um pouco da história da cidade em que você mora é construir parte parte da sua trajetória também. Com essa ideia foi realizada pela Fundação Pró-Memória a exposição virtual de São Caetano e seus bairros, que está no ar no site www.fpm.org.br até o fim do mês. A mostra faz parte da ...

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:
Voltar