Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Produção regional

Mostra ‘Coleta ABC’ é opção em Mauá e apresenta obras de artistas das sete cidades da região

Vinícius Castelli
01/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Látex sobre papel, spray em chapa metálica, tinta acrílica na madeira e colagem em pano. Todos esses objetos servem de material para dar vida a diversos sentimentos em forma de arte. Tudo pode ser apreciado na exposição Coleta ABC, que ilustra até dia 3 de agosto a Pinacoteca de Mauá. A visitação é gratuita.

A mostra, com curadoria e idealização assinadas por Dener de Sousa e Henrique Celso, apresenta ao público o trabalho de 26 artistas das sete cidades da região. As obras, contemporâneas, registram o momento atual do Grande ABC, sempre influenciadas pelo cotidiano urbano.

Segundo o mauaense Dener de Sousa, havia o desejo de uma exposição grande, com nomes de todas as cidades da região. “Quisemos trazer à tona a produção de artistas locais, que muitas vezes só encontram visibilidade em São Paulo. Há uma carência de espaços para as artes visuais aqui. Queremos mostrar que há muito talento”, explica Sousa.

O curador avisa que a exposição é itinerante e deve passar por todas as cidades da região. Segundo ele, a próxima parada será São Bernardo. “Estamos fomentando a arte”, diz. Sousa adianta que os visitantes terão – usando seus smartphones – acesso a conteúdos digitais a partir de QR Codes instalados nos painéis das obras. “Será possível saber mais a respeito de cada artista e até mesmo entrar em contato com cada um deles”, afirma.

Para Cláudia Crepaldi, secretária de Cultura de Mauá, que atendeu prontamente o pedido dos curadores para sediar a mostra na cidade, se trata dos trabalhos de artistas muito talentosos. “Quisemos acolher e fazer um evento à altura do que eles desejam retratar”, explica. Segundo a secretária, é importante que os artistas tenham seus trabalhos reconhecidos.

Na mostra há pintura, grafite, fotografia, ilustração em papel e até performances. Entre os artistas que participam estão nomes como o diademense Robinho Santana, que apresenta por meio da arte a representação da mulher e do homem negros. Para ele, participar de uma mostra deste tamanho, que junta pessoas de todas as sete cidades, é de grande importância. “É um evento da gente, para a gente, feito na raça”, explica.

Drica Sousa, de Santo André, também participa. Para ela, a mostra traz à tona tudo o que o Grande ABC representa na cena artística. “É uma região que pulsa cultura”, afirma. “Temos uma gama de talentos e é importante trazer para o conhecimento do público.” O mauaense Rhailander, que também está na mostra, acredita “que exposições assim, que contemplam artistas, trazem novas linguagens e revelam pessoas, são de suma importância, não só para a cena regional, mas para São Paulo, e, quem sabe, numa escala Brasil também”, afirma.

Coleta ABC – Exposição. Na Pinacoteca de Mauá – Rua Gabriel Marques, 357. Até 3 de agosto. Visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.