Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Política
>
São Caetano
Pio admite buscar reeleição à presidência

Mandatário da Câmara de S.Caetano alerta, porém, que discussão sobre pleito interno é prematura

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Uma semana depois de vereadores de São Caetano derrubarem o impedimento da reeleição para o comando da Casa, o presidente da Câmara, Pio Mielo (MDB), admitiu concorrer a um novo mandato à frente do Legislativo, porém, disse que “é prematura” a discussão a respeito do tema.

“Não foi um movimento exclusivo do Pio, até porque, se fosse, esse projeto só teria meu voto. Houve um entendimento da ampla maioria, houve até sugestão do líder do governo (Tite Campanella, PPS), que entendeu que essa medida (permitir a reeleição) manteria a harmonia da Câmara”, discorreu Pio. “Se os vereadores entenderem que eu possa pleitear o novo mandato, acolherei essa missão, até porque nunca fugi da minha responsabilidade. (A candidatura) Não está descartada, mas é prematuro falar qualquer coisa neste momento.”

No dia 14, por 17 votos a dois, a Câmara alterou trecho da LOM (Lei Orgânica do Município) que vetava a recondução de integrantes da mesa diretora dentro de uma mesma legislatura – somente Edison Parra (PSB) e Marcel Munhoz (PPS) votaram contra.

O último presidente da Câmara de São Caetano a conquistar a reeleição em uma mesma legislatura foi Paulo Bottura, em 2006 – Sidão da Padaria (MDB) também ficou dois mandatos como líder da Casa (entre 2011 e 2014), mas em legislaturas distintas. A eleição para a mesa está marcada para o dia 15 de dezembro.

“Vou trabalhar pelo consenso. Outros nomes já se apresentam, em candidaturas legítimas. A disputa é válida. Mas acredito ser possível construir o consenso, de todos os integrantes da mesa. Mas reforço que toda essa discussão é prematura. Temos uma Copa do Mundo para vencer e eleições pela frente. Até por isso decidimos antecipar essa discussão, para que não houvesse contaminação”, comentou o emedebista.

Mesmo sem confirmar a intenção de concorrer ao posto, Pio elencou pontos positivos de sua gestão na Casa. Segundo ele, o ano de 2017 foi de “entendimento e acomodação política”, aliados ao corte de gastos. “Proporcionalmente fomos a Câmara que mais devolveu recursos ao Executivo, ao todo, foram R$ 9,5 milhões”, afirmou. Agora, Pio declara que é tempo de investimento.

Entre as propostas está a criação de aplicativo que permitirá o munícipe de São Caetano acompanhar o andamento de requerimentos e indicações de seu vereador, bem como saber como está a discussão de um determinado projeto. “Será ferramenta de transparência e gestão política. Também, neste ano, modernizamos acervo e deixamos ele totalmente digitalizado.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.