Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Diário nos Bairros
Serviços de Saúde devem atrair até 170 pessoas

Comunidade do Jardim das Nações será contemplada com primeira ação social do ano, no sábado

Juliana Stern
Especial para o Diário
15/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação odontológica serão oferecidos gratuitamente durante o Diário nos Bairros que acontecerá na EE José Piaulino, no Jardim das Nações, em Diadema, no sábado. A ação social deve atrair ao menos 170 pessoas, segundo colaboradores.

Os testes de glicemia e aferição de pressão arterial são os serviços que mais devem atrair público, com expectativa de 150 a 200 atendimentos durante o dia. A população será recebida pelos alunos do curso técnico de auxiliar de enfermagem do Colégio Renil, que colabora com a ação há cinco anos. “Se Deus quiser vamos longe com essa parceria. A vantagem também é que os alunos acabam ganhando jogo de cintura pra lidar com a população”, diz o coordenador do curso e enfermeiro Ricardo Fritiz de Aquino.

Segundo Aquino, o serviço que mais beneficia a comunidade é a medição da pressão arterial. “Geralmente conseguimos identificar até 30% da população que sofre de hipertensão arterial e não sabia da condição. A partir daí podemos orientar o paciente sobre o tratamento que deve seguir.”

Segundo a coordenadora pedagógica da escola estadual, Neide Pereira de Oliveira Correia, uma das maiores dificuldades da comunidade é conseguir atendimento médico nos postos de Saúde próximos. “Muitos alunos ficam sem tratamento, porque não conseguem marcar consultas”, afirma.

Para moradores do bairro, o problema é a falta de médicos. “A gente vai no posto e não é atendido, porque eles falam que não tem médico”, conta a dona de casa Claudeni Maria da Silva, 42.

Procurada, a Prefeitura de Diadema não se pronunciou sobre o tema até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.