Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Dois lados da história

'Carmen', que será apresentada sexta no Municipal, em Santo André, terá versões de tragédia

Miriam Gimenes
04/06/2018 | 07:59
Compartilhar notícia
Ronaldo Gutierrez/Divulgação


Carmen nasceu em 1845. Depois de concebida pelo ‘pai’, o escritor Prosper Mérimée (1803-1870), ela já virou tema de ópera – desta vez escrita por Georges Bizet – novela, filme e agora será mostrada no palco do Teatro Municipal de Santo André, sexta-feira, a partir das 20h30.

Desta vez, sob a direção de Nelson Baskerville, a história da moça que não se encaixava nas regras da sociedade e, por isso, ‘pagou com a vida’ não será contada apenas pela voz de Dom José (Fávio Tolezani). O algoz da protagonista sede espaço para a própria Carmen (Natalia Gonsales) dar sua versão da história e também para Vitor Vieira, que interpreta diversos personagens em cima do palco, inclusive o touro.

Vamos aos fatos: o policial Dom José apaixona-se perdidamente pela cigana Carmen. E quer mantê-la em rédia curta, assim como a mulher sempre foi tratada, principalmente à época em que a história foi escrita. Mas Carmen é livre, quer ditar seu destino, e não aceita ser domada. Ele só consegue o feito ao matá-la e conta a história quando já está atrás das grades.<EM>

Em diversas versões, ressalta Natalia, a personagem foi tratada como femme fatale, e alguém que, por conta de sua conduta, merecia morrer. O público foi levado a pensar assim. Principalmente por ter a narração apenas de Dom José. “Nesta versão, ao colocar Carmen contando a história, quisemos discutir que lugar é esse que ela é violentada e as pessoas acham que ela merece. Mostrar esse estado patriarcal, onde o homem tem o poder maior. E não, nenhuma morte é justificada, nem a da Carmen por ela a buscar a liberdade no dia a dia e relacionamento”, diz a atriz.

Flávio diz que o espetáculo conversa com a atualidade. “Nada mais correto e mais atual ter dado voz à mulher e de uma forma equilibrada”, analisa. E ressalta que, além de trazer o texto para 2018, casos que ganharam mídia com o de Doca Street e do ex-goleiro Bruno, envolvidos nas mortes de suas companheiras, serão citados durante o espetáculo.

Carmen – Teatro. Teatro Municipal de Santo André – Praça 4º Centenário. Na sexta-feira, a partir das 20h30. Ingressos: de R$ 30 a R$ 60, à venda na bilheteria ou em www.compreingressos.com. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.