Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Profissional
4 dicas para filmar vídeos de qualidade sem gastar muito
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
21/05/2018 | 11:18
Compartilhar notícia


No começo de carreira como youtuber, o influenciador pode encontrar obstáculos para fazer suas filmagens, principalmente por conta de detalhes técnicos. Porém, uma câmera profissional não é necessariamente um quesito obrigatório.

Com a tecnologia de imagem de certos smartphones na palma da mão, é possível fazer um conteúdo de qualidade. A influu, ecossistema especializado na profissionalização de influenciadores digitais, selecionou algumas dicas para te ajudar no momento da filmagem. Confira:

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Luz

Estar em ambiente com iluminação adequada aumenta a qualidade do vídeo. No caso de espaços com pouca luminosidade, o vídeo ganha um aspecto pouco profissional.

Um dos equívocos mais comuns é o de gravar os primeiros vídeos de costas para uma janela aberta. O problema aqui não é a luz natural em si, e sim o posicionamento da pessoa. Ao ficar contra a luz, o rosto do youtuber ficará escuro, com chances de ficar desfocado. Experimente posicionar a câmera ou celular entre você e a janela.

2. Som

O som merece atenção especial, pois o vídeo é prejudicado se o internauta tiver qualquer dificuldade para entender o que se fala. Para aumentar a qualidade de áudio, o profissional pode fazer um download da internet de um equalizador. A tecnologia permite que o usuário tenha maior possibilidades de adaptação de áudio e consiga diminuir ruídos sonoros. Também dá para o influenciador usar microfones direcionais ou de lapela.

3. Filmando em lugares públicos

Muita coisa interessante acontece na rua e o influenciador pode filmar segurando o celular com as mãos, mas sem esquecer da estabilidade da imagem. Uma dica é manter os cotovelos junto ao corpo. Desta maneira, os braços não cansam tão rápido e o vídeo não fica tremido. Além disso, os pés também devem estar firmes no chão. A movimentação do corpo deve ser suave e devagar, caso o influenciador se mova muito rápido, é capaz da imagem ficar confusa para quem assiste.

4. Como escolher o melhor celular?

Para quem tem a possibilidade de investir em um bom smartphone, opte por aqueles que têm câmeras com resolução acima de 480p (SD) – hoje já existem opções de 720p (HD), 1080p (Full HD) e 4K. A qualidade do vídeo está ligada à alta resolução, mas para o influenciador que usa o celular, fazer um vídeo em 4K pode não compensar, já que o YouTube trabalha com vídeos até 1080p.

Antes de começar a filmar usando a resolução máxima ou mínima, é importante considerar os seguintes tópicos: quanto maior a resolução, mais “pesado” será o arquivo e menor será o espaço de memória no celular. Assim como o alto consumo de dados da internet se o upload for feito direto do aparelho. Por isso, escolha o aparelho de acordo com a sua demanda pessoal.

Leia mais:
YouTube: aplicativo permite criar e organizar lista com vídeos que estão nas suas inscrições
WhatsApp: você já pode assistir a vídeos do YouTube, Facebook e Instagram diretamente no app

O YouTube também é lugar de hits musicais. Confira a lista dos 25 videoclipes mais assistidos na plataforma:

 
 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.