Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Política
>
Editorial
Falta de educação
Do Diário do Grande ABC
15/05/2018 | 12:08
Compartilhar notícia


Apenas dez dias depois de ser reformado, o Parque da Juventude (Ana Brandão) virou alvo de vândalos, que picharam banheiros, paredes e até mesmo o totem de sinalização da rede gratuita de internet sem fio que acabou de ser instalada na área verde.

Não é a primeira vez em que este Diário relata em suas páginas as marcas deixadas por pessoas que não respeitam os bens públicos. Inclusive no próprio Parque da Juventude, local em que a equipe de reportagem do jornal há pouco tempo flagrou dupla, em plena luz do dia, danificando os muros com seus sprays de tinta.

Tais atos certamente são realizados por indivíduos sem o mínimo de educação, que desprezam o direito dos demais em benefício de seus próprios caprichos. Que ignoram, inclusive, o trabalho produzido por artistas contemporâneos, pois até mesmo os desenhos feitos por grafiteiros nas paredes do palco foram danificados. E nem outras obras de arte mais antigas, já que no início do mês escultura de Luiz Sacilotto, no calçadão da Oliveira Lima, também foi depredada.
Esses inimigos do patrimônio público deveriam ter ciência que haverá custos para corrigir os danos que causaram. Dinheiro que poderia ser utilizado em outras melhorias, mas que terá de ser gasto para apagar riscos incompreensíveis deixados por quem, certamente, não tem o que fazer.

Os responsáveis pelos rabiscos devem saber que estão cometendo delitos e que, como criminosos, estão sujeitos a penalidades, inclusive a pesada multa. Mas para isso precisam ser flagrados. Aí é função das autoridades impedir a ocorrência desses absurdos.

Aos usuários de parques e outros espaços cabe mostrar que não estão de acordo com o vandalismo, cobrando ação das autoridades e até denunciando os responsáveis. Em fevereiro, praça recém-entregue foi danificada por pichador apaixonado. Identificado nas redes sociais, não lhe coube outra atitude que não consertar o que havia estragado. Precisa ser assim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.