Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Hoje tem companhia lírica no Teatro Colombo

Tem sido uma honra para Memória divulgar as crônicas de Eliziário Firmo de Lima, o Zizá de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Tem sido uma honra para Memória divulgar as crônicas de Eliziário Firmo de Lima, o Zizá de Santo André (1910-1995). A crônica de hoje merece abrir a página, pois Zizá nos leva a um passeio a São Paulo, ou a vários passeios, para compras e para espetáculos líricos no Teatro Colombo. Todos estão convidados. Zizá nos conduz.

Crônica do Zizá

Trens para São Paulo
Texto: Eliziário Firmo de Lima

Em 1917/18, aproximadamente, os trens para São Paulo eram escassos. Lembra-me bem o subúrbio das 14h30.

Eram composições pequenas, geralmente de três vagões. O percurso era Santo André, São Caetano, Ipiranga, Brás e Luz. Para evitar acidentes, cada vagão era trancado a chave pelo guarda-trens, impecável em seu uniforme azul-marinho, quepe e gravata, e cujas portas se abriam em cada parada.

Junto à Estação de Santo André, aguardando os passageiros, ficavam dois coches, atrelados a dois cavalos cada.

Os seus cocheiros eram Adelelmo Setti e o velho Giácomo, residentes na Vila de São Bernardo, que faziam o percurso entre Santo André e aquela cidade. Não havia outra condução para São Paulo. Posteriormente apareceu outro coche do Sr. Ismael Lobo.

No Brás o comércio era bastante desenvolvido. Boa parte das pessoas de Santo André e São Caetano fazia lá determinadas compras: calçados na Casa Clark, remédios na Drogaria Baruel, frutas estrangeiras no Café Portuense.

No Largo da Concórdia, a um quarteirão da estação do Brás, existia o famoso Teatro Colombo, prédio muito bonito que recebia companhias líricas italianas. Estas companhias, depois de se exibirem no Teatro Municipal, no Centro, na despedida homenageavam a vasta colônia italiana do Brás, apresentando-se no Teatro Colombo a preços populares. Italianos de Santo André e São Caetano faziam-se presentes.

Falando ainda de trens para São Paulo quero assinalar que Santo André, por volta de 1940, tinha o expresso que vinha de Santos com uma só parada, no Brás. Fazia então o percurso direto, de Santo André ao Brás, em 16 minutos. A estação terminal era a da Luz.
O expresso era velocíssimo e suas caldeiras eram acionadas com carvão mineral de Cardiff, Inglaterra.

CORREÇÕES
O Distrito de Ribeirão Pires foi criado em 22 de junho de 1896, e não dia 21.

Em 24/03/2010 foi publicada a história de Iolanda Defeu. Ao que me parece, salvo engano, deve ter havido erro de informação, talvez por desconhecimento dos próprios descendentes. As cidades de Pellezzano e Baronissi não se situam na Sicilia. Realmente são cidades próximas mas ficam na Regione da Campania, província de Salerno, aproximadamente a 50 quilômetros de Napoli. Sou de Pellezzano, e não me lembro se há no local família com o sobrenome Defeu. Francesco Villari.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 22 de junho de 1980

Manchete - Papa dirige apelo pela paz no Oriente Médio; padre José de Anchieta será beatificado hoje

Saúde - Movimento nas farmácias maior com onda de gripe.

Recenseamento - Começam inscrições apara trabalhar no Censo 80.

Editorial - Dinheiro do povo é jogado pela janela

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - No Brasil, o papa dos supermercados (Michael O'Connor).

São Caetano - APAE, bom atendimento apesar da falta de verbas (reportagem de Roseli Forganes, com fotos de Luciano Vicioni).

EM 22 DE JUNHO DE...

1940 - Kunio Honma desembarca em Santos e, depois, em companhia do irmão, funda, em Santo André, o Foto Tókio.

HOJE

Dia do Orquidófilo, Dia do Aeroviário e Dia do Gráfico.

Comunidade Toscana

Nesta quarta-feira, dia 23, às 19h30, na sede da Brasilitália, em São Bernardo, haverá reunião com toscanos e seus descendentes. Objetivo: expor os programas que a região toscana tem com o Circulo Italiano de Toscana de Riacho Grande. Todos estão convidados. Endereço da Brasilitália: Avenida Dr. Baeta Neves, 232, perto do shopping Metrópole.

Em 3 de julho será realizado o 3º Encontro de Corais em Língua Italiana, no Teatro Elis Regina, em São Bernardo. Participarão: Bicchieri D'Oro, Associação Ítalo-Brasileira de Santo André, Canto a Cappela de Jarinú e Associação Italiana Giuseppe Verdi da cidade de Salto.

SANTOS DO DIA

João Fisher, Paulino de Nola (na estampa) e Tomás Moro.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez


FALECIMENTOS

GERMANO QUIRINO DA SILVA
(Taquarana, AL, 8-5-1910 - Mauá 11-6-2010)

Para chegar aos 100 anos de idade, Germano Quirino da Silva não fez qualquer dieta especial. Alimentava-se normalmente e mantinha os bons hábitos de todo cidadão crente em Deus e de amor à família.

Ele trabalhou muito, tanto na roça nordestina como no interior de São Paulo, para onde veio com a esposa, Maria Jusina de Jesus, e as duas primeiras filhas, Josefa e Maria Valderez. Fixou-se num distrito do Mirante de Paranapanema. E no interior paulista nasceram mais três filhos, José Donizete (natural de Pirapozinho), João Quirino e Maria Aparecida.

O filho José Donizete veio para Mauá em 1978. Casou-se em 1988 com Nilda Zambelli, na Matriz Imaculada Conceição. Os pais vieram para o casamento e passaram a residir em Mauá, no Jardim Esperança.

"Meu pai era calmo, tranquilo. Gostava de frequentar a igreja católica, a Paróquia Cristo Operário", conta o filho José Donizete.

Germano Quirino da Silva partiu aos 100 anos de idade. Deixa a esposa, que completará 81 anos em novembro, filhos, genros, noras, 19 netos e 12 bisnetos. Está sepultado no Cemitério Santa Lídia, em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.