Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Política
>
Com plano de elevar recursos
França nomeia Martinha no alto escalão

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sto.André comandará Secretaria do Trabalho

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), formalizou a nomeação do sindicalista Cícero Martinha (SD), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, no comando da secretaria paulista de Emprego e Relações do Trabalho, conforme antecipado pelo Diário. A designação foi registrada ontem nos Atos Oficiais do Estado. Parte da ‘cota’ do Grande ABC no alto escalão de França, que assumiu o Palácio dos Bandeirantes na sexta-feira, Martinha vai substituir José Luiz Ribeiro (SD) na chefia da Pasta sob indicação do mandatário nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força.

Em visita recente à Câmara de Santo André, onde recebeu título de cidadão, França assegurou, em entrevista, que a região certamente teria representatividade no secretariado – não quantificou, no entanto, qual seria o espaço destinado. Com o acordo entre as lideranças políticas, Paulinho indicou Martinha ao cargo, já com influência da legenda. Há tratativas com o governador visando aumentar o Orçamento da secretaria. A estimativa reservada ao setor é de R$ 121,1 milhões para 2018. O pedido envolve encorpar a fatia de recursos, principalmente com a proposta de custear cursos profissionalizantes no Estado e alcançar maior visibilidade.

Martinha inicia oficialmente amanhã a atuação na Pasta, localizada em prédio da Rua Boa Vista, na região central. “Feita a nomeação, vamos conversar com o governador e equipe (da secretaria). Encaminhar as prioridades da área, que tem função intermediária. Usar nossa experiência para desenvolver ações que tratem da questão capital-trabalho”, disse o sindicalista, ao emendar que pretende empenhar investimento para aperfeiçoar o currículo. “Existe índice de 13% de desemprego e muitos (deles) carecem de motivação. O maior desafio é esse. Temos que fomentar a reinserção no mercado, oferecendo mais cursos, estímulo.”

Sobre o aspecto orçamentário, Martinha evitou adiantar detalhes. “Não sabemos como está em termos econômicos”, justificou, relembrando período em que foi secretário do Trabalho no governo Carlos Grana (PT, 2013-2016), em Santo André. Falou que eventual incremento “é sonho de qualquer secretário”. “São demandas de todas as Pastas. Claro que, se acontecer um up, ficaríamos muito satisfeitos, mas sabemos que não é tão simples.”

A última representação do Grande ABC no primeiro escalão estadual havia sido com José Auricchio Júnior (então no PTB e hoje no PSDB), atual prefeito de São Caetano, que geriu a Secretaria de Esportes no governo anterior de Geraldo Alckmin (PSDB).

França tem feito gradualmente as mudanças. Para a Pasta de Planejamento, ele nomeou Mauricio Juvenal, seu ex-assessor, que entrou no lugar de Marcos Monteiro, deslocado para Desenvolvimento Econômico, setor até então liderado por França. Clóvis Vasconcellos foi para a subsecretaria de Comunicação.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.