Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Turismo
>
Logo alí
Buenos Aires querida

Capital da Argentina espera o visitante cheia de charme, muita arte e boa comida

Vinícius Castelli
22/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Freeimages/Divulgação


 Buenos Aires é a cidade que, quando se visita, dá vontade de voltar. Para alguns, até de morar. Seus prédios, espalhados por todos os lugares – e muitos com mais de 100 anos – estão intactos, muito bem conservados. Milhares de fios de energia elétrica pendurados de postes em postes? Esqueça. A verdade é que a capital da Argentina, fundada em 1536, é elegante e dona de construções que fazem, sim, a gente até pensar estar em Paris ou Madri. Então, visite-a sem medo de ser feliz e saboreie cada esquina com muito gosto.

Com vidas cultural e política intensas, Buenos Aires é dona de museus, como o Malba (www.malba.org.ar). O local guarda, inclusive, peças brasileiras como Abaporu, de Tarsila do Amaral. Abriga também a Casa Rosada, sede do governo argentino e um dos cartões postais do destino.

A cidade onde viveram o cantor Carlos Gardel e a líder política Evita Peron é ilustrada por vários bairros. Entre eles, o Centro. Perca-se pelas ruas que cruzam as avenidas Sarmiento e Correientes. Tome um café, coma um alfajor (doce típico argentino feito com doce de leite), prove empanadas e as saborosas carnes com batatas fritas. Dizem que não há melhor. Outra dica é deixar para trocar o dinheiro lá, pois o câmbio é mais vantajoso e cada real vale pouco mais de 6 pesos.

É na Avenida 9 de Julho, a mais larga do mundo, que fica o Obelisco, de 1936, feito pelos 400 anos da cidade. Perto de lá está o belíssimo Teatro Colón, fundado em 1908 e que passou por reforma há poucos anos.

Em La Boca, não deixe de ver o Caminito. A rua é famosa por abrigar artistas, dançarinos de tango dispostos a ganhar um trocado e construções coloridas – muitas em madeira. É verdade que a região já foi mais bem preservada, mas ainda assim vale. Diz-se que a noite não é muito segura por lá. A região guarda ainda o estádio La Bombonera, do Boca Juniors. Amantes de futebol devem se lembrar que Buenos Aires tem ainda o estádio do River Plate para ser visto.

O jornalista viajou a convite da Citroën

Para quem gosta de arte, é necessária a visita ao bairro San Telmo, principalmente em um domingo, dia em que é realizada uma grande feira com artistas da região. É inacreditável tamanha riqueza. Atente os olhos aos belos casarões em estilo colonial. Buenos Aires tem muito verde. Árvores tomam conta das ruas. A cidade também conta com vários parques e, entre eles está o Jardim Japonês, no bairro Palermo, dono também de várias grifes. É só chegar e aproveitar.

A movimentada Rua Flórida, no Centro, merece a visita
No Centro de Buenos Aires está a Calle Florida (Rua Florida). Passarela para apressados que vem e vão para o trabalho, a rua ficou conhecida nos anos 1970 por sua elegância – hoje se perdeu um pouco. Era, e é ainda, local para compras, por suas perfumarias, lojas de roupa e, principalmente pela Galerias Pacífico, cujo prédio, charmoso, foi construído em 1894. Serve como centro comercial. Na mesma rua há um edifício, de 1914, que abrigou a loja britânica Harrods, fechada até hoje na Argentina.

Uma parada para apreciar arte sacra é boa pedida na cidade do Papa
Quem gosta de arte sacra se dará bem em Buenos Aires. A cidade, onde nasceu o Papa Francisco, conta com diversas igrejas. Uma das maiores e a mais conhecida, além de ter fácil acesso (Praça de Maio), é a Catedral Metropolitana. Conta com altar em estilo barroco e com fachada com 12 colunas helênicas que representam os apóstolos. Vale ver ainda a igreja de Nossa Senhora das Mercedes. Para quem quiser, Buenos Aires oferece um tour gratuito só sobre o Papa (www.ba.tours).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.