Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Automóveis
>
Fábrica
Tecnologia do futuro, hoje
Nilton Valentim
09/03/2018 | 07:58
Compartilhar notícia


A Renault, montadora francesa que acabou de inaugurar fábrica destinada a injeção de alumínio de motores 1.6SEc no Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, no Paraná, aposta na realidade virtual e aumentada para otimização do processo produtivo. Entre as tecnologias utilizadas estão o uso de simuladores e impressora 3D. Alguns dos processos chegam a gerar economia de até 75%.

A realidade virtual é utilizada desde o treinamento dos trabalhadores para a conscientização dos riscos de acidentes de trabalho até o processo final da produção. No primeiro caso, os funcionários passam por simulado com óculos de realidade virtual, em que devem utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) dentro do ambiente de trabalho. Caso ele esqueça de algum, há uma simulação de possíveis acidentes. No total, 20% dos funcionários já passaram pela ação.

Já na checagem final do controle de qualidade do veículo, a tecnologia da realidade aumentada é utilizada por meio de óculos especiais. Ao falar o modelo, o funcionário tem acesso aos principais pontos que devem ser conferidos no carro que sai da linha de produção.

“Isso favorece o trabalho da verificação da geometria e de outros detalhes. Caso algo esteja fora do padrão, é anotado e o veículo volta para ser reparado”, explicou o supervisor de qualidade da fábrica Reginaldo Silva.

A impressora 3D é utilizada pela automotiva desde 2015, quando registrou produção de cerca de 500 peças. Atualmente são três máquinas responsáveis por itens como moldes, bicos para aplicação de cola nos vidros dos carros, entre outros, que no ano passado totalizaram cerca de 1.200.

Comparando 2016 e 2017, o uso das impressoras provocou redução de custo de cerca de 150 mil euros, com a fabricação de 785 itens. Conforme informou a montadora, o ganho de custo médio é de 75%, comparado ao total necessário para a aquisição dos componentes de fornecedores externos. Outro ganho foi a redução do tempo de espera para algumas peças, que levavam até dois meses para serem produzidas e agora levam 20 horas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.