Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Reaproveitamento
Artista cria obras de arte usando apenas lixo eletrônico
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
13/12/2017 | 10:13
Compartilhar notícia


Quando qualquer equipamento eletrônico quebra, a maioria vai parar no lixo comum ou, pior, na calçada. No entanto, esse tipo de resíduo, que pode ser tóxico, tem ainda grande utilidade para a indústria e, agora, para a arte. Com o lixo eletrônico da Coopermiti, o artista plástico Marcos Sachs transformou “sucata” em obra de arte.

Os componentes eletrônicos encontrados na cooperativa de reciclagem, se transformaram em esculturas, painéis e no retrato do escritor francês Michel Houellebecq. “Acredito que a arte seja uma ferramenta especialmente útil na conscientização de várias causas de maior importância, como é a da reciclagem”, afirma o artista.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O descarte regular do lixo eletrônico ainda é um tema pouco explorado e ensinado à população, mas de extrema relevância. Estes equipamentos podem liberar materiais como mercúrio, cádmio, cobre, que, caso dispostos em aterros não licenciados e controlados, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, causando grande impacto ao meio ambiente e ao ser humano.

Sobre a escolha desses materiais para construir o trabalho, Sachs afirma que foi levado pela curiosidade. “Queria substituir a tinta tradicional por objetos coloridos. Algo intermediário, entre pintura e instalação. Sem contar que a arte feita com material descartado é mais acessível a todos que quiserem usar um pouco da criatividade”, comenta o artista.

Para quem deseja colaborar com o trabalho da Coopermiti, o serviço é gratuito. No site da cooperativa de reciclagem, além dos endereços de todos os postos, é possível encontrar conteúdo educacional sobre a importância do descarte regular de resíduos eletrônicos. A empresa ainda realiza excursões para escolas e visitas guiadas que podem ser agendadas.

Agora, para conhecer o trabalho realizado por Marcos Sachs com o lixo eletrônico da Coopermiti, confira o álbum:

 
 
 
<
>

Leia mais
Conheça o museu que reúne eletrônicos vintage que seriam jogados no lixo
15 eletrônicos dos anos 1990 desconhecidos por (quase) todas as crianças de hoje
Torneio para ver quem arremessa celular mais longe chega à 10ª edição; veja fotos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.