Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Política
>
Congresso internacional
Santo André terá núcleo de inovação

Paulo Serra anuncia criação de setor interno após participar de congresso em Barcelona

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
17/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Ontem, no encerramento do congresso Smart City Expo & World Congress, em Barcelona, na Espanha, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou que criará um núcleo de inovação tecnológica no município.

O tucano afirmou que a medida é um passo para estimular a adoção de soluções inteligentes na cidade. “Identifiquei em todas as experiências das prefeituras e gestões que deram certo que existia um núcleo desse tipo. E é isso que vamos fazer, sem cargos novos, utilizando funcionários da Prefeitura”, destacou.

Paulo Serra definiu ainda que é necessário ter um instrumento para acompanhar as políticas voltadas ao setor. “O dia a dia das prefeituras é sempre muito corrido e difícil, então, nesse sentido, é importante destacar uma equipe para tocar os projetos, sem qualquer prejuízo”, completou o prefeito.

O chefe do Executivo andreense citou as cidades de Atlanta, nos Estados Unidos, Dubai, nos Emirados Árabes, e as espanholas Valência e Barcelona como exemplos de municípios que melhoraram a gestão por meio de inovações tecnológicas.

A agenda de atividades dos prefeitos no congresso, ontem, foi marcada por discussões sobre sistemas de drenagem urbana e mudanças climáticas.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), participou de mesa de debates, que contou com a presença do prefeito de Teresina (Piauí), Cícero Lucena (PSDB), e de representantes da prefeitura da cidade francesa de Lyon.<EM>

Auricchio acrescentou ainda que realizou visita à feira que funciona no mesmo espaço do congresso e que conta com a exposição de prefeituras e empresas.

“Foi possível conhecer diversas tecnologias modernas, principalmente na área de transporte coletivo. Existe uma tendência para adoção de veículos híbridos não poluentes e até mesmo ônibus autônomos”, completou.

Outro ponto destacado pelo chefe do Executivo de São Caetano foi lançamento na área de coleta seletiva de lixo. “Tive a oportunidade de conferir novos modelos de tratamento, com um tipo de veículo que já conta com compactadores e agiliza todo o processo”, constatou o tucano.

Auricchio relatou também que a área de Segurança Pública possui diversas inovações, como câmeras de vigilância que são capazes de identificar pessoas pela íris, entre outras funções.

A viagem dos chefes do Executivo até Barcelona foi custeada pela parceria entre a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e o Smart City World Expo.

O evento chegou à sétima edição e reuniu gestores públicos locais, regionais, nacionais e globais, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.