Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Turismo
>
Planejamento
Ferramentas ajudam a calcular gastos com viagens
Maria Beatriz Vaccari
Do Rota de Férias
14/11/2017 | 15:56
Compartilhar notícia


Sair de casa para viajar sem ter um orçamento planejado pode dar uma baita dor de cabeça. Em alguns casos, o ingresso do museu sai mais caro do que o esperado, o número de pedágios da estrada é maior do que você tinha imaginado e o hotel cobra taxas que estavam descritas na reserva e passaram despercebidas. A melhor forma de evitar imprevistos financeiros é montar um orçamento conforme o seu perfil de viajante e as necessidades do passeio. O Rota de Férias separou algumas ferramentes que ajudam a calcular gastos com viagens. Confira:

Quanto custa viajar

O site Quanto Custa Viajar é uma boa opção para quem quer ter uma estimativa de gastos atualizada – os valores são calculados conforme a conversão de câmbio do dia. Ao selecionar o destino desejado, o viajante tem acesso aos valores médios de tours, atrações turísticas e transportes (público, aluguel de carro, táxi e city tour).

Na parte inferior da página, dá para usar uma calculadora para deixar os resultados  mais precisos. É preciso inserir a duração da viagem e o perfil do passeio (baixo custo, econômico ou confortável). Depois, é só clicar em “Calcular valor total”. Os gastos diários exibidos são compostos por despesas de hospedagem, alimentação, transporte e atrações.

Sem Parar

Além de saber quanto irá gastar com hospedagem, alimentação e passeios, quem vai viajar de carro deve estar atento a outros tipos de despesas. Depois de levar o veículo para uma revisão preventiva, é hora de calcular a média de gastos com combustível e pedágios.

O site do Sem Parar ajuda a levantar esses valores com base em critérios como: local de partida e destino (só funciona para território nacional), valor médio do combustível, consumo médio, tipo do veículo e preferência de rota (mais rápida ou mais curta). Além de indicar o tempo médio de viagem e a distância percorrida, o calculo mostra as despesas totais com combustível e pedágios (é possível checar o valor individual de cada um deles).

Uber e táxi

Quem não quiser dirigir durante a viagem pode se locomover usando serviços de transportes privados. É possível fazer simulações online para ter uma ideia geral de preços. O Uber, por exemplo, oferece estimativas em seu site oficial. É só digitar o endereço de partida e o do destino.

O valor cobrado por táxis varia bastante conforme o lugar do mundo. Apesar de não existir uma calculadora oficial de preços, o site Taxi Fare Finder, apresenta resultados próximos à realidade. É possível selecionar a cidade desejada e consultar a tarifa conforme o fluxo de trânsito e tipo de trajeto escolhido (mais rápido, mais curto ou mais barato).

Hotéis e voos

A melhor forma de calcular gastos com hospedagem e passagens aéreas é por meio de sites de comparação de preços, como Booking, Decolar, Edreams, Trivago e ViajaNet. Antes de escolher um hotel, tire um tempinho para checar as regras da reserva. Existem propriedades que cobram extras por serviços de limpeza, alimentação e resort. Também é preciso verificar o preço real dos tíquetes aéreos, já que algumas taxas só são incluídas na hora de fechar a compra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.