Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Memória
>
MEMÓRIA
A rica iconografia de Rio Grande da Serra. E o Sesc agitando o 14º Congresso
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Falta um dia para o início do 14º Congresso de História do Grande ABC. A abertura será amanhã, às 9h, no Teatro Municipal de Rio Grande da Serra.

Em dois dias – sexta-feira e sábado – pesquisadores acadêmicos e não acadêmicos apresentarão e debaterão aspectos da formação histórico-social do Grande ABC. E no terceiro dia, na manhã de domingo, haverá um passeio motorizado pelos principais pontos históricos e turísticos de Rio Grande da Serra.

O Sesc, pelas unidades Santo André e São Caetano, estará presente em vários momentos, inclusive trazendo o cantor andreense Kleber Albuquerque e Rubi para o show Contraveneno.

Toda a programação do 14º Congresso de História do Grande ABC está no site www.consorcioabc.sp.gov.br . Inscreva-se. Participe. Ganhe um certificado. Tudo gratuitamente. A memória do Grande ABC precisa de você.

São 27 anos de Congresso de História do Grande ABC (1990-2017); e 30 anos da página Memória aqui no Diário. O tempo é de retrospectiva. E quando pensamos Rio Grande da Serra, lembramos do acervo de Domingos Luiz Orlando, o Mingo.

As quatro fotos de hoje foram aqui publicadas entre 1991 e 1992. Identificadas e trazidas à Memória pelo Mingo, juntamente com várias outras. Imagens da Estação Rio Grande, como já dissemos, “semente do atual Rio Grande da Serra”.

Luiz Orlando, pai do Mingo, tinha armazém na rua principal da Estação Rio Grande, a Rabelo Lobo, atual Rua José Carlos Carlson. E tudo o que acontecia era ali notícia, captada por Guilhermo Pinto Monteiro, correspondente de jornais, daqui e de São Paulo.

É isso, gente, Rio Grande possui uma imprensa centenária representada pelos seus vários correspondentes. Uma matéria que pode e deve ser melhor estudada.


Diário há 30 anos

Domingo, 8 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6594

Saúde – Aumenta a incidência de doenças venéreas; moléstias surgiram antes da Era Cristã; índices são alarmantes em todo o mundo. Reportagem: Lúcia Faria.

Santo André – População apoia o Movimento SOS Carlos Gomes, pela preservação do antigo cinema. Tem início a coleta de assinaturas.

Memória – A jardineira que fazia o transporte da Vila Valparaíso, em Santo André, em foto de 1938. Acervo: Waldemar Jorge.

São Caetano – O São Caetano EC realiza o Baile da Primavera.


Hoje

Dia Nacional do Hoteleiro


Em 9 de novembro de...

1917 – O Brasil na guerra significou um grande remelexo entre os estrangeiros. Os alemães são perseguidos. Outros estrangeiros eram olhados de atravessado, caso dos suíços da Streiff, em Santo André.

“Atesto que a Sociedade Streiff de São Bernardo foi organizada exclusivamente entre suíços e brasileiros. (...) todos os acionistas atuais são de nacionalidade suíça, continuando como diretores da companhia os primitivos incorporadores, Rudolf Streiff & F. M. Streiff, ambos de nacionalidade suíça”, afirma Achilles Isella, cônsul suíço para os Estados de São Paulo e Paraná.

1947 – Primeiras eleições municipais depois da ditadura do Estado Novo. Grande ABC elege dois prefeitos: o marceneiro Armando Mazzo, que não tomou posse, em Santo André, e o médico José Fornari, em São Bernardo.


Santos do Dia

Orestes
Jorge Napper

A Igreja celebra a festa da sua igreja-mãe, a basílica do Santíssimo Salvador ou de São João do Latrão, em Roma. É o templo católico mais antigo do mundo. Foi construído entre os anos 311 e 314. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.