Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Grupo reforça ocupação em Diadema
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
21/04/2003 | 19:27
Compartilhar notícia


Invasores continuam levando material de construção para dentro das áreas ocupadas na última sexta-feira na avenida Pirâmide, no Jardim Inamar, em Diadema, apesar da barreira da Guarda Civil e da Polícia Militar montada 24 horas, próxima aos dois terrenos invadidos pelas cerca de 420 famílias ligadas ao MSTD (Movimento dos Sem-Teto de Diadema), na última sexta-feira. Os barracos estão a cada hora aumentando de tamanho. Peças de madeira são passadas pelo muro de divisa do terreno com a rodovia dos Imigrantes, que não tem vigilância. Além dos dois terrenos no Jardim Inamar, o MSTD invadiu também uma área na rua Vicente Feola, no Jardim Mafalda.

Os invasores montaram também um esquema para receber comida. Pelo menos um Verona e um Versalles teriam sido usados para trazer os alimentos, segundo guardas civis de prontidão na barreira. Entre os sem-teto, ninguém fala sobre como a comida chega até eles. Pela barreira antes da entrada para o primeiro dos terrenos na avenida Pirâmide, os carros com materiais de construção são impedidos de passar.

No local, segunda-feira, o clima era calmo. Segundo guardas e policiais, não houve nenhum conflito. A situação deve se resolver até quarta-feira, quando os proprietários dos terrenos invadidos já deverão ter obtido na Justiça o mandado de reintegração de posse dos terrenos. Apesar da falta de tumultos e tensão, a Polícia Militar afirmou que manterá a barreira montada até a desocupação das áreas tomadas pelo MSTD. A Guarda Civil disse também que, apesar de não ter como mensurar, houve aumento do número de invasores nos terrenos.

Fogo – No início da noite de domingo, um terreno da Prefeitura situado nos fundos de uma fábrica vizinha de uma das áreas invadidas pegou fogo. O fogo ficou alto e exigiu a intervenção de viaturas do Corpo de Bombeiros, que debelou o incêndio. Até o início da tarde de segunda-feira, grossos rolos de fumaça ainda subiam do terreno.

No local, funcionava uma espécie de bota-fora. De acordo com informações de um vigia da empresa, domingo mesmo havia no local sofás, camas, pneus e muita madeira. O material poderia ser utilizado pelos invasores, que, até o momento, apenas limitaram os lotes e fincaram estacas para sustentar precárias barracas cobertas por lona.

Entre os ocupantes, há três versões para a origem do fogo. Um grupo afirma ter sido causado pela própria Prefeitura; outros, apontam funcionários da empresa como os responsáveis; um terceiro grupo responsabiliza a polícia. Para a Guarda Civil, porém, o fogo pode ter sido causado pelos próprios integrantes do MSTD. A perícia só analisará verdadeira origem quando os invasores forem retirados da área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.