Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Anda de moto? Veja cuidados necessários com as velas de ignição
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
16/10/2017 | 14:01
Compartilhar notícia


As velas de ignição exigem atenção especial dos motociclistas, pois trabalham em circunstâncias mais severas nas motos do que nos automóveis. Por isso, é muito importante que a manutenção preventiva seja feita periodicamente. De acordo com a NGK, empresa especialista em sistema de ignição, é recomendável que isso seja feito a cada seis meses ou três mil quilômetros, para evitar problemas no veículo.

LEIA MAIS: A importância da manutenção de velas e cabos de ignição

Pressão dos pneus, manutenção e mudança de hábitos; aprenda a economizar combustível

A peça é responsável por conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em centelha que inflama a mistura ar/combustível. Hoje o mercado conta com velas especiais capazes de melhorar a eficiência dessa queima e, com isso, melhorar o desempenho do veículo, sem que sejam necessárias grandes adaptações no motor.

É o caso das velas de Iridium. Produzidas com metal nobre, trazem grande benefícios aos usuários, melhoram a aceleração e retomada de velocidade, garantem partidas mais fáceis e a redução na emissão de poluentes. “Com tecnologia desenvolvida para motores de alto rendimento, o mercado de reposição já conta com aplicações para todos os tipos de motocicleta”, comenta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

O especialista, no entanto, faz um alerta: a substituição da peça deve ser sempre feita por profissionais qualificados. “É preciso muito cuidado com o torque de aperto. Não respeitar essa especificação pode provocar danos e até a quebra da vela de ignição, uma vez que o diâmetro da rosca nas velas de motocicletas são muito finos. Respeitar o torque de aperto é fundamental”, explica.

Mori dá outra dica: sempre que fizer uma inspeção na vela, solicite que sejam verificados outros itens do sistema de ignição e o terminal supressivo, também conhecido como “cachimbo”. Em muitas motocicletas, o motor está exposto a chuvas e ao meio ambiente e um terminal ressecado ou danificado pode gerar muitos transtornos. “Esse cuidado irá garantir o bom funcionamento do conjunto”, destaca o consultor da NGK.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.