Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Histórias ‘bizarras’ da literatura brasileira são relatadas em livro

Marcel Verrumo quis mostrar ‘lado não contado em sala de aula’

Miriam Gimenes
16/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Quando se está em uma sala de aula, o professor ensina aos alunos os principais fatos acerca de determinada matéria. No caso da literatura, em especial, geralmente são ‘dissecadas’ as escolas literárias e os escritores que a elas se encaixam. Mas e por trás de cada obra, o que se esconde? Quais são as desventuras pessoais e as superações dos autores em questão?

Foi a fim de responder a essas e outras perguntas que Marcel Verrumo escreveu o livro recém-lançado História Bizarra da Literatura Brasileira (Planeta do Brasil, 328 páginas, R$ 41,90, em média). A ideia surgiu, segundo ele, há dois anos, quando a editora lançou a coleção História Bizarra. “Em contato com a editora, pensamos em publicarmos um livro sobre a trajetória de nossos escritores, as curiosidades relacionadas a nossos livros e um lado não contado em sala de aula a respeito das nossas Letras”, explica Verrumo.

Como havia acabado de terminar seu Mestrado na área de Comunicação, estudando interfaces históricas entre jornalismo e literatura, a possibilidade de escrever este livro o animou e muito. “Às vezes, preso a termos técnicos, a escolas literárias e a uma necessidade de preparar alunos para provas de vestibular, o ensino de Literatura fica engessado dentro da sala de aula e uma série de histórias apaixonantes acaba não sendo ensinada”, completa.

Os temas escolhidos, acrescenta, foram eleitos pela representatividade e grau de curiosidade que suas histórias carregam. “Como o da primeira mulher a escrever um livro no Brasil, o escravo negro que ditou a própria biografia para lutar pela liberdade, os autores dos primeiros livros de ficção científica nacionais. O mesmo vale para alguns gêneros sobre os quais escrevo e que quase não aparecem no currículo escolas: cordel, ficção científica, LGBT.”

Entre as curiosidades que ele destaca, está a carta de Pero Vaz de Caminha que, segundo apurou, ele a usou, na verdade, para livrar o genro de um crime cometido contra a Igreja Católica e não apenas para descrever para o rei Dom Manuel I sobre a terra ‘descoberta’.

Um dos escritores que mais o surpreendeu foi Graciliano Ramos que, quando eleito prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas, lutou contra o clientelismo e nepotismo presente em tantas cidades brasileiras e não titubeou, certa vez, multar o próprio pai. “A luta de Guimarães Rosa e sua esposa, Aracy, para salvar judeus das mãos de Hitler durante a 2ª Guerra Mundial também me encantou”, destaca. Já Rachel de Queiroz, acrescenta, o surpreendeu negativamente por ter apoiado o golpe de 1964. Cada página, como é fácil prever, torna-se uma surpresa.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.