Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

'Fausto Zero' marca 40 anos de palco de Walderez de Barros
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
26/03/2004 | 18:31
Compartilhar notícia


Para o diretor Gabriel Villela, a atriz Walderez de Barros “é um pedaço vivo da história recente do teatro brasileiro”. Walderez comemora 40 anos de palco com [Urfaust] Fausto Zero, de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A peça estréia neste sábado no Espaço Promon, em São Paulo – Vera Zimmermann também está no elenco. Fausto Zero é o texto que originou uma das obras-primas da literatura universal, Fausto.

O Dr. Fausto (Walderez), um intelectual obcecado pelo saber, faz um pacto com Mefistófeles (Alvise Camozzi): em troca da alma, pede uma vida repleta de descobertas. E encontra o prazer. Conhece a casta Margarida (Vera), apaixonam-se, ele a engravida. E Fausto segue sua aventura sem saber que ela deu à luz, matou a criança e enlouqueceu. Quando sabe, já é tarde: sua alma está comprometida.

Villela fala sobre a atualidade do texto: “Vivemos num mundo bipolarizado entre nações que se autoproclamam ‘eixo do bem‘ e outras que são proclamadas ‘eixo do mal‘, quase num regresso à barbárie. O mundo está meio fundamentalista. Nesse sentido há um recuo na civilização. Todo cidadão comum sonha em vender a alma, e nunca foi tão fácil negociar”.

A proposta de [Urfaust] Fausto Zero, porém, não é alertar para a questão dessa ética contemporânea enviezada. “Não fazemos teatro da sirene”, afirma o diretor. A intenção é descortinar as nossas porções corruptível e incorruptível. “Fazemos a peça como uma exposição de idéias, não como uma indução a uma opção.”

Há nas entrelinhas duas questões distintas que se somam. “A primeira é o relacionamento homem-divindade. Por outro lado, há as indagações primordiais ‘quem sou’, ‘de onde vim’ e ‘para onde vou’. Fausto não consegue explicar e vai atrás dos prazeres, tendo Mefistófeles a ciceroneá-lo. Essa parte, a metafísica do homem ligado a si, é a mais ativa da peça”, diz Villela.

Para Vera, Margarida é uma heroína romântica, “uma mulher pura e religiosa que vai da ingenuidade à loucura”. É com Margarida que Fausto, “um ser com uma angústia muito grande e que busca a explicação para a existência da humanidade, descobre o amor, a paixão, o desejo”. “Fausto estava tão enfiado dentro de filosofias que não esse tipo de caminho. O próprio Goethe viveu de paixões”, afirma a atriz.

A cenografia inclui um tear. “É uma metáfora de situações em que se fala sobre o que é a existência, como o homem procede diante dela”, diz Villela. Explica-se: o tear remete às moiras da mitologia grega (ou parcas, como eram conhecidas em Roma). Ajudantes do Destino que nem Zeus conseguia contrariar, elas passam o tempo a tecer, a medir e a cortar o fio da vida.

O fato de uma mulher interpretar Fausto não tem a ver com a dualidade do ser humano. “Fazemos teatro de idéias, arquétipos, mitos, não drama psicológico ou naturalismo de TV que impõem padrões. Na tragédia grega a mulher não ia para o palco, assim como no teatro elisabetano [período em que frutificou William Shakespeare]. Walderez é uma atriz completa, que trabalha a idéia do personagem”, afirma o diretor.

O mito de Fausto, o homem que vendeu a alma ao diabo, não nasceu da pena de Goethe, que escreveu Fausto Zero (ou Proto-Fausto) entre 1773 e 1775. Conforme chegava a maturidade, Goethe reescrevia a obra, que fala sobre a busca do conhecimento confrontando ascetismo e vida mundana e tem enorme alcance poético, humanista e filosófico.

Walderez conquistou vários prêmios em teatro e na TV. Entre diversas peças, fez Medéia, de Eurípedes, A Gaivota, de Anton Tchecov, e Madame Blavatsky e O Abajur Lilás, de Plínio Marcos, com quem foi casada. Esteve no epicentro de episódios marcantes do teatro brasileiro, como os que envolveram a censura do regime militar (1964-1985). “Ela devotou a vida ao teatro de idéias. E não vendeu a alminha ao diabo”, diz Villela.

[Urfaust] Fausto Zero – Teatro. De Johann Wolfgang von Goethe. Tradução de Christine Röhrig. Direção de Gabriel Villela. Com Walderez de Barros, Vera Zimmermann, Maria do Carmo Soares, Alvise Camozzi e Nicolas Röhrig. Quintas a sábados, às 21h, e domingos, às 19h. No Espaço Promon – av. Juscelino Kubitschek, 1.830, São Paulo. Tel.: 3847-4111. Ingr.: R$ 30 e R$ 40. Até 27 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.