Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Kanpai! Os japoneses vão ao museu

Os japoneses também estão no Museu Histórico Municipal de São Caetano com a exposição Kanpai

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/06/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Os japoneses também estão no Museu Histórico Municipal de São Caetano com a exposição Kanpai! O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A palavra japonesa kanpai significa viva! Com ela, a cidade saúda seus imigrantes japoneses. Os primeiros chegaram a São Caetano na década de 1920.

Toda a comunidade japonesa ajudou. E o Museu de São Caetano reúne quimonos, lanternas, bonecas, objetos decorativos, peças de uso doméstico e pessoal. Alguns objetos foram trazidos pelas famílias, quando vieram para o Brasil.

Em 15 painéis com textos e fotos, o Memorial do Imigrante, de São Paulo, narra a trajetória da imigração japonesa no Estado de São Paulo.

Kanpai! O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Exposição no Museu Histórico Municipal de São Caetano. Endereço: Rua Maximiliano Lorenzini, 122, bairro Fundação. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 24 de julho. Entrada grátis. Informações: 4229-1988.

DO JAPÃO AO BRASIL,100 ANOS DE HISTÓRIA
Tadashi Kague (Fukuoka, 23/12/1933) - Nasceu no mesmo dia do atual imperador japonês, Akihito, e por isso já foi homenageado pelo governo japonês. Veio para o Brasil aos seis meses de idade, com os pais, Akita e Tissao, e duas irmãs, Shitsuko e Yukiko. A família viveu em Presidente Bernardes, Lucélia, Pacaembu, Irapuru, Iguape e está em São Caetano desde 1968, onde Tadashi mantém uma fábrica de filtros de água potável.

Harue Kague (Ibitinga, 7/2/1939) - Casou-se em Irapuru com Tadashi em 1960. O casal tem três filhas: Terezinha, Elisa e Marina, que já lhe deram nove netos e dois bisnetos. Tadashi e Harue Kague são associados do Centro Recreativo e Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro, o Nihondin-Kai, de São Caetano.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Bariri - Freguesia em 1877, município em 1890. Fica na região central do Estado e a 350 quilômetros do Grande ABC.

Piracaia - Fundada em 16 de junho de 1817, chamou-se Santo Antonio da Cachoeira e foi elevada a município em 1892. Passou a se chamar Piracaia em 1906 (do tupi-guarani peixe queimado).

Salto - Nasceu em 16 de junho de 1698. Chamou-se Salto de Ytu por ter no local uma grande queda d'água do Rio Tietê. O nome Salto é de 29 de dezembro de 1917.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 16 de junho de 1978

Manchete - Presidente da Itália renuncia. Giovanni Leone renunciou ontem em virtude das acusações de sonegação de impostos e corrupção.

Sindicalismo - Sindipeças rejeita aumento geral. Ontem, voltaram a ocorrer paralisações. Parou a Conforja, em Diadema, e a Anakol, em São Bernardo.

Editorial - São Caetano exige o nome dos falcatrueiros

Educação - Inaugurada ontem a nova sede da Divisão Regional de Ensino-Sul, no bairro Campestre, em Santo André.

Polícia - Assassinos presos em Santo André.

HOJE
Dia do Trabalhador na Indústria de Ladrilho e Cimento. Começa hoje a Semana do Migrante, que irá até o dia 22.

SANTOS DO DIA
Aureliano, Beno, Ciro e Julita.
Ciro e Julita - Viveram na Síria no século 4. Julita sofreu o martírio durante a perseguição de Diocleciano. Enquanto estava sendo torturada, seu filho pequeno, de nome Ciro, gritava em alta voz que também era cristão, e foi por isso morto com ela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.