Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Música para refletir sobre os dias atuais

Cantor Milton Nascimento apresenta turnê
‘Semente da Terra’ amanhã no Clube Aramaçan

Vanessa Soares Oliveira
22/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de dados


Em maio de 2010 o cantor Milton Nascimento recebeu um novo nome. Acolhido por cerca de 300 índios guaranis e 37 nhanderu – lideranças religiosas –, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi batizado como ‘Ava Nheyeyru Iyi Yvy Renhoi’, que em português quer dizer ‘semente da terra’. O ritual fez parte de um show realizado em prol da causa indígena.

Agora, sete anos depois, o cantor segue pelo País com turnê que leva o nome especial que Bituca – apelido do cantor – ganhou carinhosamente dos guaranis. Ele apresenta amanhã, a partir das 23h, ao Clube Atlético Aramaçan, em Santo André. “Foi ocasião muito marcante para mim. Tanto que esse foi o tema escolhido para batizar essa turnê. A gente precisa olhar com mais carinho para os indígenas do nosso País, então achei que esse é o momento certo de falar sobre o assunto”, explica o cantor em conversa com o Diário. Além disso, a turnê também tem relação com campanha iniciada em 2016, que repassa parte do lucro com a venda de camisetas da marca Nascimento diretamente para tribos guaranis do Mato Grosso do Sul.

Com forte presença no meio social, sempre que pode o artista encabeça ações, projetos e campanhas que têm como finalidade ajudar ao próximo, assim como fez na resistência à ditadura militar (1964-1984), com o MST (Movimento Sem Terra), Aliança dos Povos da Floresta, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Diretas Já, e o Apartheid na África do Sul, entre tantos outros.

Prestes a completar 75 anos – o cantor faz aniversário no dia 26 de outubro –, sendo 54 destes de carreira, o repertório escolhido tem forte conotação política e social. “A principal mensagem que queremos transmitir é a de esperança. Acho que neste momento o mundo inteiro precisa disso. As músicas foram escolhidas em conjunto com o meu pessoal e selecionamos, principalmente, aquelas que pudessem mexer mais com as pessoas”, afirma. Entre as canções que não devem ficar de fora da apresentação estão sucessos como Credo, Milagre dos Peixes, Caxangá, Coração de Estudante, Maria Maria, entre outras.

Há muito tempo o cantor não se apresenta na região e, para os fãs que aguardavam ansiosos pela visita, o artista garante que o sentimento é recíproco. “Já estive várias vezes no Grande ABC e tenho uma relação muito forte com praticamente todas as cidades. Santo André, por exemplo, me marcou muito na última vez em que estive, Tinha sido chamado para participar do Festival de Inverno de Paranapiacaba e fiquei hospedado quatro dias na cidade, onde recebi vários amigos e foi aquela festa. Além disso, esse foi um dos show mais emocionantes da minha vida”, relembra. E Milton Nascimento continua: “Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz pelo convite de voltar a cantar no Grande ABC. Pode ter certeza de que a gente vai fazer uma noite especial para quem estiver lá conosco. Não vejo a hora de chegar”, finaliza.

> Milton Nascimento – Show. Clube Atlético Aramaçan – Rua São Pedro, 345. Santo André. Amanhã, a partir das 23h. Ingr.: R$ 60 a R$ 200. Vendas no www.ticketbrasil.com.br e na bilheteria do clube.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.