Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Política
>
Editorial
Natureza morta
Do Diário do Grande ABC
21/09/2017 | 11:39
Compartilhar notícia
Arte/DGABC


Triste sequência de fatos: desmatamento, invasão e poluição. Ataque silencioso, motivado por interesses econômicos e que fere de morte a Represa Billings e a Mata Atlântica, as duas principais joias naturais do Grande ABC.

Do alto, é possível ver que a imensa tela verde, formada por espécies nativas, possui manchas. Telhados de moradias que se multiplicam em área que deveria ser preservada e que resultam em tristes cores para a obra perfeita que a natureza cuidadosamente elaborou ao longo de milhares de anos. 

Retrato fiel da quase inexistente preocupação do bicho-homem em proteger o espaço onde vive, o atual quadro ganha formas exóticas, imperfeições na paisagem que são moldadas ao toque do machado.  

Neste Dia da Árvore, o Diário publica a primeira reportagem da série que mostrará a triste realidade da floresta e também do importante reservatório, que fornece água para a maioria das residências da nossa região e que socorreu a Capital e cidades da Grande São Paulo durante a grave crise hídrica que assolou o Estado em 2014 e 2015.

A iniciativa, inédita, contou com sobrevoo de helicóptero e resultou em imagens surpreendentes, que mostram situação impossível de ser captada ao nível do solo ou mesmo pelo satélite, que há três décadas ‘fiscaliza’ a área.

Nossa equipe constatou o aparecimento de pequenas construções no coração da floresta. E que tais intervenções se assemelham a embriões, que vão resultar em bairros inteiros situados em locais indevidos. Que a poluição gerada pelos moradores de tais áreas comprometem também a qualidade da Billings, cuja água muda de cor em razão de detritos que nela são lançados.

Mais do que uma série de reportagens, hoje este Diário dá início a um alerta às autoridades (e população em geral) de que medidas precisam ser tomadas com urgência. Sob risco de vermos a bela paisagem se transformar em natureza morta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.