Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Sem data para que reintegração ocorra, ocupação ganha força

Integrantes do MTST instalaram, em terreno privado no Assunção, em São Bernardo, segunda cozinha coletiva e palco para assembleias

Bia Moço
Especial para o Diário
12/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A reintegração de posse de terreno particular na Rua João Augusto de Souza, no bairro Assunção, em São Bernardo, ainda não tem data definida para ocorrer. Enquanto isso, a ocupação organizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) ganha novos integrantes e estrutura consolidada.

Além da construção de segunda cozinha coletiva, porque apenas uma não dava conta da demanda por alimentação, com a chegada de mais famílias, os participantes do movimento montaram espécie de palco no meio da ocupação para que possam realizar assembleias. A equipe do Diário conversou com vizinhos do terreno, que relataram que, no domingo, era possível ver e ouvir políticos que apoiam o movimento falando no palanque sobre a importância de resistirem a uma possível saída à força.

Um dos moradores ouvidos preferiu não se identificar, mas relatou que o barulho fica cada vez pior. “Agora, com esse palco, está um caos total. Eles berram no microfone, fazem as tais assembleias, colocam música e cada vez chega mais gente. Eles são muitos. Está lotado de carro, moto, ocupante, barracas. Ontem (domingo) estava cheio de políticos dando discurso para eles, apoiando, foi o dia todo assim. Está difícil.”

A Justiça já determinou a reintegração de posse do terreno, pertencente à MZM,mas, de acordo com a Policia Militar, a data da ação ainda não tem previsão para acontecer. Segundo informações do comando, primeiramente é preciso realizar reuniões com o poder público, como secretarias de São Bernardo, além de representantes do movimento. Somente após as tratativas poderão fechar a data para realização da desocupação, respeitando as determinações sociais.

A ocupação, que começou com 500 famílias no sábado, hoje chega a ter 3.500, conforme informações de lideranças do movimento. Em visita ao local na semana passada, a equipe do Diário constatou que boa parte das barracas não estava ocupada. Organizadores do movimento disseram ainda que advogados que compactuam com a causa já entraram com pedido de recurso da determinação para reintegração de posse. A decisão é do juiz Gustavo Dall’Olio, da 8ª Vara Cível de São Bernardo, e foi proferida no dia 3 de setembro, após vencer prazo de 72 horas dado anteriormente para que os ocupantes deixassem, de forma pacífica, a área de 70 mil m².




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.