Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Reação do mercado
Fernando Mantovani*
05/09/2017 | 07:21
Compartilhar notícia


1 – Quais devem ser os principais cuidados das empresas em momentos de retomada da economia?
A recomendação para as empresas é tomar a frente e acelerar os processos de contratação, principalmente dos profissionais de funções-chave, aquelas que, de alguma forma, impactam nos negócios da companhia. Segundo dados do ICRH (Índice de Confiança Robert Half), em curto prazo, os profissionais qualificados devem estar cada vez menos disponíveis, com riscos de resultar em inflação salarial.


2 – Quais são as dicas para recuperar o otimismo da equipe dentro das empresas?

Ainda há certa preocupação dos profissionais com a situação corrente da economia e do mercado de trabalho, mas o ICRH mostra que há certo otimismo quanto às perspectivas do mercado para os próximos seis meses. Uma orientação para estabelecer relação de confiança com os colaboradores é investir em comunicação transparente quanto ao momento da empresa e as ações preventivas e emergenciais, e o passo a passo de cada uma delas.


3 – Quais profissionais são mais prejudicados em momentos desafiadores do mercado?

Em geral, quem sente os primeiros impactos são os profissionais de posições mais operacionais. Imagine uma empresa de produtos: se o volume de vendas despenca, a tendência é que a companhia, entre outras ações, reduza a equipe de produção antes de desligar o gerente do grupo. Porém, independentemente da leitura que se faça dessa situação e do nível hierárquico que o profissional ocupe, a orientação é procurar manter-se qualificado. A ideia com essa atitude é reduzir as chances de demissão e aumentar as possibilidades de recolocação, caso haja necessidade.


4 – Como manter as chances de empregabilidade?

O melhor caminho é a qualificação, que pode ser por meio de cursos, sejam eles livres, de graduação ou extensão, on-line, presencial, gratuito ou pago. Também é recomendado participar de palestras, feiras e workshops de assuntos relacionados à sua área de atuação. Outra questão importante é que, independentemente do momento da carreira do profissional, ele deve manter sua rede de contatos ativa.


5 – Qual é a maior dificuldade dos recrutadores na busca por talentos?

Apesar de ser uma exigência antiga, a maior dificuldade dos recrutadores continua sendo encontrar profissionais com inglês fluente. De acordo o estudo da Robert Half, mais da metade dos recrutadores entrevistados (55%) afirmam exigir profissionais com nível avançado ou fluente em outro idioma, sendo o inglês citado com maior frequência.


* Diretor-geral da empresa de recrutamento Robert Half
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.