Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

De casa nova

Matéria Rima tem nova sede em Diadema e,
para inaugurar, promove shows gratuitos

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
02/09/2017 | 06:50
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


 O Instituto Matéria Rima, que há 15 anos começou suas atividades em Diadema e foi pioneiro na utilização do hip hop como ferramenta de aprendizagem, ganhou presente especial em seu ‘debute’: uma nova sede (Rua Guarani, 115), na Vila Conceição, a ser chamado de B.A.S.E.
E, a fim de inaugurá-la em grande estilo, será feita hoje, a partir das 10h, uma festa com shows ao vivo de 11 artistas, entre eles Dj Hum e o Mc Kunumi, índio da Tribo Krukutu Parelheiros, uma das três crianças que participaram da abertura da Copa do Mundo de 2014. Também terá grafiti ao vivo com os mestres Binho Ribeiro e Alexandre Keto, entre outras coisas. “Temos muito o que comemorar. Desde janeiro estamos reformando esta casa, aos poucos, por conta da grana. Ela estava toda detonada”, conta Jodson do Nascimento Silva, o MC Joul, fundador e coordenador do espaço educacional.
Antes, o instituto ficava em um pequeno espaço, na Rua Bororos, no bairro Serraria. “Estávamos com 20 alunos, 25 no máximo. Agora temos uma lista fechada com 50 alunos e dá para atender até 200 crianças aqui na nova sede”, comemora. Com mais espaço, poderão ser abertas mais turmas de canto e pandeiro, dança de rua, grafiti e discotecagem, além de ampliar a quantidade de oficinas. “A ideia é abrir a casa para fotografia, edição de imagem, design, estúdio para gravação de voz, técnica de mixagem, masterização. Temos profissionais aqui dentro para isso. Vamos fazer nova grade e convidar a galera para vir”, promete Joul.
Tudo é custeado, segundo ele, pela renda que tem por participar do Programa Cidade na Escola, da Secretaria de Educação de Diadema – já que o Matéria Rima leva a mais de 1.000 alunos de 16 escolas municipais da cidade oficinas no contraturno das aulas –, e pela ajuda de parceiros. “O estúdio, por exemplo, ganhou revestimento acústico de uma empresa parceira. Batemos na porta e eles doaram para a gente. Depois veio um parceiro que instalou tudo para a gente. Estamos felizes porque cada dia que passa sempre vem um apoio, uma palavra amiga e estamos em busca disso”, comemora Joul.
Além do trabalho nas escolas, realiza palestras e apresentações artísticas em praças e palcos do Brasil e do mundo, incluindo países como Senegal, Alemanha e França. Não à toa, em 2015 o instituto ganhou o prêmio regional e nacional Itaú-Unicef Educação Integral: Aprendizagem Que Transforma. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo email contatato.materiarima@gmail.com ou pelo telefone 4308-0339.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.