Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Planos da Memória no aniversário de São Bernardo
Ademir Medici
20/08/2017 | 07:31
Compartilhar notícia


 Iniciamos a Semana São Bernardo 2017 com uma mensagem do prefeito Orlando Morando. E uma síntese dos planos municipais do seu governo voltados à construção da memória da cidade que aniversaria.
A íntegra da entrevista está na DGABC TV. Basta acessar o site do Diário: www.dgabc.com.br.
Em 30 minutos de conversa, o prefeito Morando anunciou:
A restauração da Praça Lauro Gomes, no centro histórico de São Bernardo, será inaugurada, festivamente, em 30 de novembro próximo, data em que a cidade celebrará 73 anos de emancipação político-administrativa.
A lei da ‘Parede Limpa’, sancionada pelo prefeito Morando, prevê multas em dobro em caso de pichação de patrimônios históricos municipais.
Já foram presos 64 pichadores em flagrante.
Em quatro meses, aos fins de semana, funcionários municipais, voluntariamente e em mutirão, pintaram cerca de 350 bens públicos que estavam pichados.
No desfile cívico deste feriado de 20 de agosto o prefeito desfilará no automóvel Dodge azul comprado pelo prefeito Lauro Gomes em sua primeira gestão, em 1952 – o veículo estava abandonado na Garagem Municipal e foi restaurado nesta administração.
Em 3 de setembro, por ocasião da Procissão dos Carroceiros, um totem com placa será inaugurado na área onde foi iniciada a construção, em 1717, da primeira capela dedicada a São Bernardo de Claraval – ‘São Bernardo’ passava a denominar a antiga ‘Borda do Campo’; portanto, são 300 anos de história, gente!
No baile de ontem à noite na Vera Cruz, que marcou o retorno do Baile de Aniversário de São Bernardo, estava prevista a apresentação da nova Orquestra Filarmônica Municipal – surpresa reservada para aquela noite e que Memória se comprometeu a revelar apenas neste domingo.
Esta Filarmônica vai formar a Orquestra Jovem, só com crianças da rede municipal de ensino.
O secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli, está prospectando um espaço para abrigar a memória da cidade. Será a versão atual do sempre sonhado Museu do Trabalho e do Trabalhador, em doses realistas, sem a mania fantasiosa do passado.
E o prédio paralisado ao lado do Paço Municipal, a princípio destinado ao Museu do Trabalho e do Trabalhador, terá, realmente, uma nova destinação, que será a Fábrica de Cultura. Quanto ao piscinão, as obras serão retomadas ainda neste ano de 2017.

A mensagem do prefeito Orlando Morando

Estou feliz, sendo prefeito, quando a cidade comemora mais um aniversário, podendo devolver dignidade, respeito, melhorando serviços públicos que foram degradados.
Temos muitos desafios pela frente. Mas não nos faltam coragem, determinação e foco para poder devolver cidade muito melhor do que eu encontrei.
Esse é o nosso desejo.
Espero poder comemorar a cada ano uma nova conquista, um novo serviço, mais qualidade de vida para quem mora e ama São Bernardo como todos nós.

Perguntas que se repetem. Dúvidas a serem esclarecidas.

Por que 20 de agosto?
Porque este dia é dedicado ao Santo Bernardo de Claraval. O nome São Bernardo foi dado à antiga Borda do Campo em 1717, pelos monges beneditinos, quando da formação da fazenda que levou o nome do santo. Portanto, neste ano em que se comemoram os 300 anos da descoberta da imagem de Aparecida, no Vale do Paraíba, São Bernardo lembra os 300 anos do seu batismo.
São Bernardo sempre celebrou o dia 20 de agosto?
A Igreja de São Bernardo, sim.
Mas o feriado municipal de 20 de agosto, em São Bernardo, passou a ser comemorado em 1953. Naquele ano, e nos anos imediatamente anteriores, houve uma disputa política no nascente ABC, entre São Bernardo e Santo André. Quem celebraria o 4º Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo: 1553-1953? Quem ficaria com a data de 8 de abril, data da instalação da vila quinhentista, no tempo de João Ramalho?
Muito politicamente, São Bernardo desistiu do 8 de abril. Deixou a data para Santo André. O historiador Newton Ataliba Madsen Barbosa conta que o prefeito de São Bernardo, Lauro Gomes, determinou que São Bernardo escolhesse outro dia para os desfiles cívicos e escolares e demais comemorações. Barbosa recorreu ao calendário e descobriu o dia 20 de agosto, dia do Santo Bernardo de Claraval. Desde então, discutível ou não, esta é a data oficial do aniversário da cidade de São Bernardo.
E por que São Bernardo comemora hoje 464 anos?
Porque foi há 464 anos que se fundou Santo André da Borda do Campo. São 464 anos da fundação da primeira vila brasileira longe do mar. Só que não é explicado que aquela vila, apesar de importante, historicamente, teve vida muito curta, desaparecendo em 1560.
A cidade de São Bernardo atual é bem mais nova. Nasce de fazendas esparsas em seu território. E recebe o seu primeiro povoado ao redor da Capela de São Bernardo, a partir de 1717 e com o posterior deslocamento, 100 anos depois, no início do século 19, para as colinas onde foi aberto o Largo da Matriz.
Em síntese: 464 da Vila de Santo André da Borda do Campo, 300 anos da Fazenda São Bernardo, 205 anos do Centro atual de São Bernardo ‘do Campo’, quando também foi aberta a atual Rua Marechal Deodoro.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 20 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6525

Manchete – Poucos setores aderem à greve geral. Uma greve programada pelas duas principais centrais, a Geral dos Trabalhadores e a Única dos Trabalhadores.
Temperatura – Tempo frio aquece
vendas no comércio.
Luz –Tarifa social da Eletropaulo vai beneficiar minoria.
Informática (Ivone Santana) – Impressora iconográfica lançada sob rigoroso sigilo.
Polícia – Assassino denuncia guerra
de quadrilhas em Mauá.

Em 20 de agosto de...

1917 –A guerra. Do noticiário do Estadão:
o presidente Wilson, dos Estados Unidos, prepara a resposta ao papa sobre os
planos de paz.
1972 –Federação das Bandeirantes do Brasil funda a sua unidade em
São Bernardo. São 45 anos do Núcleo Bandeirante, cheio de vida.
Memória gravou um lindo depoimento de dois dirigentes do Núcleo, Daniella Azzoni Avino e Ricardo Albiero Zanon. Recebemos deles lindas fotos desta história. Logo,
logo, estaremos dividindo essas joias preciosas com vocês.

Hoje
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.